O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, ponderou que não é plausível o Brasil atingir o pleno emprego apenas nas áreas de serviços e comércio e sofrer com taxas declinantes na indústria.
Por setores da economia, a Indústria de Transformação se destacou com a maior geração de vagas em setembro, de 66.191 postos, devido às contratações para o final do ano.
O total de desempregados em agosto foi estimado em 145 mil pessoas, 2 mil a menos do que no mês anterior. O total de ocupados na Grande Porto Alegre chegou a 1,954 milhão, 3 mil a menos do que em julho.
As micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis por 77,3% do saldo líquido de empregos gerados no Brasil durante julho. Os números são de um levantamento realizado pelo Sebrae, serviço de apoio à micro e pequena empresa, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
A expectativa é reforçada pelos dados de julho do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que apontaram uma criação de 142,5 mil empregos no mês passado - acima das projeções mais otimistas.
Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), o total de desempregados passou de 10,6%, em maio deste ano, para 10,7% da população economicamente ativa, no mês passado.
Diretor do Sindec-POA, Valdir Lima, esteve presente no ato de apresentação do instrumento, que fornecerá dados sobre o mercado de trabalho de Porto Alegre.
Recepcionados pelo presidente Clàudio Janta, o presidente nacional da central, Paulinho Pereira, e o vice, Miguel Torres estiveram em Porto Alegre para os atos e a passeata.
Ainda que o trabalhador seja parente dos sócios da empresa, se a prestação de serviços ocorre com todos os requisitos previstos nos artigos 2º e 3º da CLT (ou seja, com pessoalidade, de forma subordinada e não eventual e mediante remuneração), a relação é de emprego.
Embora nenhuma empresa privada vá ser, a princípio, obrigada a desenvolver apps para as TV digitais, a administração pública espera que o aumento do número de televisores com tecnologia para interatividade seja estímulo para que as companhia tomem a iniciativa por si mesmas.