Rio Grande do Sul registra maior saldo nas contratações em janeiro
Andréia Sarmanho
Rio Grande do Sul teve maior saldo nas contratações em janeiro

Dados do Dieese revelam que, apesar do cenário econômico, o Estado ocupou o topo do ranking da geração de vagas no primeiro mês de 2016.

O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que registrou o maior saldo nas contratações em janeiro de 2016, com a contratação de 7.263 novos postos de trabalho. As informações são do levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), na última quarta-feira (9/3).

Segundo as estatísticas, houve uma melhora em relação ao ranking dos estados do ano anterior, onde o Rio Grande do Sul se encontrava na segunda posição entre os estados que mais contrataram. O setor agropecuário foi o grande responsável pela criação do emprego, registrando saldo positivo igual a 6.744, seguido pela indústria de transformação que registrou a criação de 2.708 postos de trabalho.

O comércio foi o setor que teve a maior perda de postos de trabalho, no entanto, esta redução foi 48,7% menor do que a registrada em janeiro de 2015, e é explicada, em parte, pela sazonalidade característica do setor para o mês de janeiro.

A nota encerra avaliando o cenário econômico como "notavelmente desafiador", mas ressalva que os resultados de janeiro "são animadores". Há recuperação de postos de trabalho em dois setores cruciais para a economia rio-grandense, como a indústria e o setor agropecuário, mostrando que mesmo frente às adversidades é possível a expansão da atividade econômica.

Voltar pro topo