Seguro-desemprego pela internet será obrigatório a partir de abril
Gabriella Oliveira

Empregador Web já pode ser usado para pedir benefício e comunicar dispensa.

A partir de  31 de março, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai exigir o agendamento do seguro-desemprego pela internet. O empregador deverá usar a ferramenta Empregador Web no requerimento do benefício e na comunicação de dispensa do trabalhador. A medida foi determinada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O sistema foi criado pelo MTE para deixar o processo mais ágil e seguro.

O Empregador Web já está funcionando. Para usar o serviço, é só acessar o portal Mais Emprego e preencher o requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa, de forma individual ou coletiva, mediante arquivo de dados enviados ao Ministério.

Os atuais formulários impressos (guias verde e marrom) serão aceitos até o dia 31 de março, quando o uso da ferramenta online será obrigatória.

Quem tem direito ao seguro-desemprego

Para obter o benefício, é preciso ter 18 meses de trabalho, na primeira vez em que o pedido for feito, e 12 meses na segunda. Na terceira, o período é de seis meses. As novas regras passaram a valer a partir de março deste ano.

Fonte: Zero Hora