Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Emprego formal está nas micro e pequenas empresas

por |
Em agosto, a geração de postos de trabalho em organizações com esse perfil bateu um recorde que não ocorria desde 2003.

O candidato a emprego com carteira assinada deve procurar a vaga nas micro e pequenas empresas, aquelas com até 100 funcionários. Em agosto, a geração de postos de trabalho em organizações com esse perfil bateu um recorde que não ocorria desde 2003: 97,4% dos novos empregos estavam nas menores firmas do País.

O número é 20 pontos porcentuais maior que a proporção de 77,3% registrada em julho, e foi divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A economia brasileira vive um momento favorável que impacta positivamente na contratação de mão de obra nos pequenos negócios, que são focados no mercado interno e, por isso, menos prejudicados pela crise internacional", explica o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Segundo ele, as áreas que levaram o setor de serviços a liderar a contratação em agosto (veja o gráfico ao lado) foram as de comércio e administração de imóveis, ensino e serviços de alojamento e alimentação.

O ramo da educação, por exemplo, criou quase 23 mil vagas apenas em agosto último. Alojamento (que envolve, entre outras coisas, hospedagem) e alimentação geraram 11.352 postos nesse mesmo período.

- Seleção de candidatos

Para o dono da consultoria de recursos humanos DRH, Hamilton Teixeira, quem se candidata a vagas em micro e pequenas empresas tem de estar disposto a se envolver mais com a chefia. "No caso dos negócios menores, você fica muito próximo do poder, que é o dono ou família proprietária. São necessários agilidade e flexibilidade para se adaptar a isso."

O empreendedor deve escolher colaboradores que tenham identidade com o negócio", completa o presidente do Sebrae. "No processo seletivo é importante definir as funções e os direitos que a pessoa terá no cargo."

Barretto acredita ainda que a tendência de concentração de postos de emprego nas micro e pequenas empresas deve continuar. "Elas estão respondendo pela maior parte das contratações quando há um desaquecimento nas grandes empresas. Não temos pesquisas concluídas sobre setembro e outubro, mas não há indicativos de que o desempenho piore nestes meses", diz.

Texeira, também membro do conselho diretivo da IRC Global Executive Search Partners, com consultorias de todo o planeta, afirma que sua empresa tem sido procurada 40% mais neste ano por firmas médias e pequenas em busca de processos seletivos mais sofisticados, em relação a 2011.

Fonte: Força Sindical Nacional

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias