Observatório do Trabalho qualificará políticas de emprego

Diretor do Sindec-POA, Valdir Lima, esteve presente no ato de apresentação do instrumento, que fornecerá dados sobre o mercado de trabalho de Porto Alegre.

Uma parceria inédita entre a prefeitura, o Sebrae e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) irá viabilizar um novo instrumento de geração de dados sobre o mercado de trabalho de Porto Alegre – o Observatório do Trabalho. A iniciativa foi lançada na tarde desta terça-feira, 17, pelo prefeito José Fortunati e o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos, em ato no Paço Municipal. A ferramenta deve entrar em operação no final de maio.

O Observatório terá um site na Internet, ligado ao portal da prefeitura, com informações detalhadas sobre a ocupação das vagas de trabalho no mercado da Capital. O projeto utilizará a tecnologia de georreferenciamento das ocupações e empresas em atividade, o que permitirá segmentar as pesquisas dos perfis profissionais por faixa etária, grau de qualificação e localização por bairros.

Para o prefeito, o projeto irá democratizar informações fundamentais para os cidadãos, gestores públicos e privados, com vistas à qualificação das oportunidades de trabalho. “O Observatório irá fortalecer os instrumentos de avaliação, criando uma base concreta para embasar políticas públicas que ampliem o acesso ao emprego qualificado e a melhores salários para os trabalhadores”, afirmou Fortunati.

Parceria - O Observatório será também um instrumento para qualificar a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), que a prefeitura desenvolve em parceria com o Dieese. “É uma parceria inédita, reunindo poder público, o setor empresarial, com o Sebrae, e o Dieese, intersindical. Com esse novo trabalho, ganha a cidade, ganham os cidadãos de Porto Alegre”, destacou a presidente do Dieese nacional, Zenaide Honório.

A ferramenta irá disponibilizar análises de curto, médio e longo prazos, sob diferentes óticas. “Teremos um diagnóstico do mundo do trabalho, apontando com precisão onde é possível empreender e onde há oportunidades de trabalho”, avaliou Pompeo. Conforme o diretor técnico do Sebrae, Marco Antônio Kappel, os dados serão úteis para todo o mercado.

Medalha - Na solenidade, o prefeito e o secretário assinaram decreto que cria a medalha Floriceno Paixão. A homenagem será concedida anualmente, por ocasião das comemorações do Dia do Trabalho, a pessoa ou entidade com reconhecidos serviços prestados ao mercado de trabalho de Porto Alegre. A escolha dos agraciados será feita por comissão composta por representantes dos trabalhadores, dos empresários e do município.

Ex-deputado federal, Floriceno Paixão faleceu em fevereiro de 2011, em Porto Alegre, aos 91 anos, vítima de doença neurológica degenerativa. Paixão foi deputado constituinte e autor do projeto de lei que instituiu o 13º salário, em 1962.

Participaram da cerimônia o presidente da Comissão Municipal de Emprego, Antônio Sanzi, os secretários da Juventude, Luizinho Martins, e do Gabinete do Povo Negro, Clóvis André da Silva, o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Heron de Oliveira, o presidente do Sindicato dos Advogados do Rio Grande do Sul, Marcus de los Santos, a viúva de Floriceno Paixão, Talita Paixão, e familiares do homenageado.

Prefeitura de Porto Alegre