Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Observatório do Trabalho qualificará políticas de emprego
por Jousi Quevedo | Diretor do Sindec-POA, Valdir Lima, esteve presente no ato de apresentação do instrumento, que fornecerá dados sobre o mercado de trabalho de Porto Alegre.
Diretor do Sindec-POA, Valdir Lima, esteve presente no ato de apresentação do instrumento, que fornecerá dados sobre o mercado de trabalho de Porto Alegre.
Uma parceria inédita entre a prefeitura, o Sebrae e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) irá viabilizar um novo instrumento de geração de dados sobre o mercado de trabalho de Porto Alegre – o Observatório do Trabalho. A iniciativa foi lançada na tarde desta terça-feira, 17, pelo prefeito José Fortunati e o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos, em ato no Paço Municipal. A ferramenta deve entrar em operação no final de maio.
O Observatório terá um site na Internet, ligado ao portal da prefeitura, com informações detalhadas sobre a ocupação das vagas de trabalho no mercado da Capital. O projeto utilizará a tecnologia de georreferenciamento das ocupações e empresas em atividade, o que permitirá segmentar as pesquisas dos perfis profissionais por faixa etária, grau de qualificação e localização por bairros.
Para o prefeito, o projeto irá democratizar informações fundamentais para os cidadãos, gestores públicos e privados, com vistas à qualificação das oportunidades de trabalho. "O Observatório irá fortalecer os instrumentos de avaliação, criando uma base concreta para embasar políticas públicas que ampliem o acesso ao emprego qualificado e a melhores salários para os trabalhadores", afirmou Fortunati.
Parceria - O Observatório será também um instrumento para qualificar a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), que a prefeitura desenvolve em parceria com o Dieese. "É uma parceria inédita, reunindo poder público, o setor empresarial, com o Sebrae, e o Dieese, intersindical. Com esse novo trabalho, ganha a cidade, ganham os cidadãos de Porto Alegre", destacou a presidente do Dieese nacional, Zenaide Honório.
A ferramenta irá disponibilizar análises de curto, médio e longo prazos, sob diferentes óticas. "Teremos um diagnóstico do mundo do trabalho, apontando com precisão onde é possível empreender e onde há oportunidades de trabalho", avaliou Pompeo. Conforme o diretor técnico do Sebrae, Marco Antônio Kappel, os dados serão úteis para todo o mercado.
Medalha - Na solenidade, o prefeito e o secretário assinaram decreto que cria a medalha Floriceno Paixão. A homenagem será concedida anualmente, por ocasião das comemorações do Dia do Trabalho, a pessoa ou entidade com reconhecidos serviços prestados ao mercado de trabalho de Porto Alegre. A escolha dos agraciados será feita por comissão composta por representantes dos trabalhadores, dos empresários e do município.
Ex-deputado federal, Floriceno Paixão faleceu em fevereiro de 2011, em Porto Alegre, aos 91 anos, vítima de doença neurológica degenerativa. Paixão foi deputado constituinte e autor do projeto de lei que instituiu o 13º salário, em 1962.
Participaram da cerimônia o presidente da Comissão Municipal de Emprego, Antônio Sanzi, os secretários da Juventude, Luizinho Martins, e do Gabinete do Povo Negro, Clóvis André da Silva, o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Heron de Oliveira, o presidente do Sindicato dos Advogados do Rio Grande do Sul, Marcus de los Santos, a viúva de Floriceno Paixão, Talita Paixão, e familiares do homenageado.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.