Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Lojistas de Porto Alegre esperam alta de 9% no Natal
por Andréia Sarmanho | Para melhorar atendimento, 43% dos empresários revelaram que irão contratar temporários para o Natal.
Em pesquisa elaborada pelo Sindilojas Porto Alegre em parceria com a CDL Porto Alegre, divulgada na terça-feira (4), os lojistas da Capital apontam expectativa de crescimento de 9% nas vendas neste Natal em comparação com o ano anterior. Cerca de 85% dos lojistas entrevistados se mostram otimistas com o comércio na data. O levantamento foi realizado pela empresa Dados & Fatos Pesquisa de Mercado com 204 lojistas de todos os bairros da Capital, entre os dias 8 e 18 de novembro.
O Natal é a data mais importante do varejo. Por isso, é fundamental conhecer a expectativa do comércio e como ele está se preparando para essa época. Todos os setores da economia acabam impactados pelos resultados do varejo e entendermos o que está acontecendo é fundamental", salienta Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas Porto Alegre, segundo nota divulgada à imprensa.
Os itens que mais apareceram nas expectativas de vendas dos lojistas foram blusa (19,6%), vestido (12,7%), rasteira (5,9%), camisa (4,9%) e perfumes (3,9%). Estes dados demonstram que os presentes de uso pessoal serão mais valorizados neste ano. O segmento de vestuário é o de grande otimismo dos empresários, visto que uma nova estação tem início em data próxima ao Natal.
Para a maioria dos empresários, 90,2% dos pagamentos deverão ser feitos com cartão de crédito e 3,9% com dinheiro. Cheque, cartão de débito e outros meios de pagamento somam 6% das respostas. Além disso, a pesquisa aponta que 50% dos lojistas pretendem promover ações como: descontos, distribuição de brindes, sorteios e etc. E o consumidor deve ser o maior beneficiando com estas ações, já que 57,8% pretende oferecer descontos nos produtos.
Para oferecer um atendimento adequado e dinâmico aos clientes, 43% dos empresários revelaram que irão contratar temporários para o Natal. A grande maioria fez a contratação com antecedência de um mês da data festiva, e 60% destes tem a intenção de efetivar alguns destes funcionários.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.