Conteúdo da página

História

Conheça a história do seu sindicato; fundado na década de 30, o nosso sindicato cresceu junto com Porto Alegre.

• 1932
  • Primeira sede do sindicato
  • A história do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) começou em 1932, quando ainda era chamado Sindicato dos Auxiliares do Comércio de Porto Alegre.
  • O Sindec ganhou lugar no cenário porto-alegrense pelas mãos de Venâncio Ayres de Mesquita, seu fundador.
  • Venâncio Ayres de Mesquita
  • O eventoo de posse da sua primeira diretoria ocorreu no ponto mais charmoso de Porto Alegre na época, a Confeitaria Rocco, e contou com a presença do governador Flores da Cunha.
  • 1936
  • A aquisição da primeira sede própria, em 1936, na esquina da Rua dos Andradas com a Rua Vigário José Inácio, consolida definitivamente a implantação do sindicato.
  • Neste mesmo ano houve a primeira mobilização da categoria, que resultou na conquista de uma lei municipal que estabelecia a obrigatoriedade do fechamento dos estabelecimentos comerciais da Capital nos feriados.
  • 1937
  • Em 1937, dá-se o marco do investimento em educação, com a criação da Biblioteca do Comerciário e o reconhecimento oficial do Ministério da Educação da Escola Técnica de Comércio, dando continuidade ao ensino profissionalizante já praticado pelo Instituto de Ensino Comercial.
  • Escola Técnica de Comércio
  • 1960
  • Nos anos 60, como todo o movimento sindical reivindicatório e combativo, sofreu intervenção militar.
  • 1970
  • No final da década de 70 ocorre uma das mais importantes paralisações da história da categoria, com o fechamento das lojas e a lotação do Gigantinho por comerciários insatisfeitos com suas condições de trabalho.
  • A greve dura 48 horas. As reivindicações são atendidas e os comerciários, por meio do sindicato, reafirmam sua força.
  • 1980
  • Nos anos 80 o Sindec toma um novo rumo, com a renovação da sua diretoria e das suas idéias.
  • Inauguração da creche
  • A educação continua priorizada, desta vez com novo foco: as crianças. Foi criada a Instituição de Educação Infantil Mãe Comerciária, hoje com 20 anos.
  • Esta década foi marcada ainda por embates na Câmara de Vereadores pela aprovação do descanso dos comerciários aos sábados à tarde, conhecido como Sábado Inglês.
  • Mobilização na Câmara
  • Sede campestre de Rondinha
  • A questão social também ganhou destaque. O Sindec adquiriu uma ampla área na praia de Rondinha, onde funciona a Colônia de Férias dos Comerciários e, nos anos 90, construiu um ginásio de esportes na sede recreativa de Ipanema.
  • 1990
  • Discurso na esquina democrática
  • Da década de noventa até os dias de hoje o Sindec está na vanguarda do movimento sindical, engajado em lutas que defendem os interesses dos trabalhadores e da sociedade.
  • 2000+
  • Atualmente o Sindec representa mais de 100 mil comerciários em Porto Alegre. A sede, hoje na Rua General Vitorino, está ampliada, e os serviços diversificados.
  • Sede do sindicato
  • Educação, saúde e lazer são pontos cada vez mais importantes no nosso trabalho. Os investimentos na melhoria dos nossos serviços são constantes.
  • Nesses 87 anos o que vemos é o amadurecimento de uma entidade que está a cada dia mais engajada com os comerciários, que ultrapassa a fronteira dos direitos trabalhistas e chega num patamar de luta por uma vida digna.
  • Fiscalização do sindicato