História do Sindec-POA
Fundado na década de 30, o nosso sindicato cresceu junto com Porto Alegre.
1932
A história do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) começou em 1932, quando ainda era chamado Sindicato dos Auxiliares do Comércio de Porto Alegre.
O Sindec ganhou lugar no cenário porto-alegrense pelas mãos de Venâncio Ayres de Mesquita, seu fundador.
O evento de posse da sua primeira diretoria ocorreu no ponto mais charmoso de Porto Alegre na época, a Confeitaria Rocco, e contou com a presença do governador Flores da Cunha.
1936
A aquisição da primeira sede própria, em 1936, na esquina da Rua dos Andradas com a Rua Vigário José Inácio, consolida definitivamente a implantação do sindicato.
Neste mesmo ano houve a primeira mobilização da categoria, que resultou na conquista de uma lei municipal que estabelecia a obrigatoriedade do fechamento dos estabelecimentos comerciais da Capital nos feriados.
1937
Em 1937, dá-se o marco do investimento em educação, com a criação da Biblioteca do Comerciário e o reconhecimento oficial do Ministério da Educação da Escola Técnica de Comércio, dando continuidade ao ensino profissionalizante já praticado pelo Instituto de Ensino Comercial.
1960
Nos anos 60, como todo o movimento sindical reivindicatório e combativo, sofreu intervenção militar.
1970
No final da década de 70 ocorre uma das mais importantes paralisações da história da categoria, com o fechamento das lojas e a lotação do Gigantinho por comerciários insatisfeitos com suas condições de trabalho.
A greve dura 48 horas. As reivindicações são atendidas e os comerciários, por meio do sindicato, reafirmam sua força.
1980
Nos anos 80 o Sindec toma um novo rumo, com a renovação da sua diretoria e das suas idéias.
A educação continua priorizada, desta vez com novo foco: as crianças. Foi criada a Instituição de Educação Infantil Mãe Comerciária.
Esta década foi marcada ainda por embates na Câmara de Vereadores pela aprovação do descanso dos comerciários aos sábados à tarde, conhecido como Sábado Inglês.
A questão social também ganhou destaque. O Sindec adquiriu uma ampla área na praia de Rondinha, onde funciona a Colônia de Férias dos Comerciários e, nos anos 90, construiu um ginásio de esportes na sede recreativa de Ipanema.
1990
Da década de noventa até os dias de hoje o Sindec está na vanguarda do movimento sindical, engajado em lutas que defendem os interesses dos trabalhadores e da sociedade.
2000
Atualmente o Sindec representa mais de 100 mil comerciários em Porto Alegre.
A sede, hoje na Rua General Vitorino, está ampliada, e os serviços diversificados.
Nesses 92 anos o que vemos é o amadurecimento de uma entidade que está a cada dia mais engajada com os comerciários, que ultrapassa a fronteira dos direitos trabalhistas e chega num patamar de luta por uma vida digna.
A constante modernização da entidade é responsável pela sua longevidade.
2016-2018
Em virtude das mudanças no recolhimento da contribuição e dos ataques ao movimento sindical, encerrou alguns serviços, como o Departamento Médico e a Creche Mãe Comerciária.
2019
Foi a primeira entidade a fazer acordos para garantir emprego durante a pandemia de Covid-19.
2020-2023
Mesmo com todas as dificuldades dos últimos anos, o Sindec conseguiu manter serviços como a fiscalização, segurança e medicina do trabalho, jurídico e homologação, e ainda retomou os serviços de atendimento médico e odontológico para a categoria.
2024
No episódio da enchente catastrófica que afetou o Estado em maio de 2024, o Sindec mais uma vez se mostrou atuante. Não só tomando medidas trabalhistas e fechando acordo especial para manutenção dos empregos, como também prestando trabalho voluntário e realizando doações às famílias afetadas.
Além disso, atua fortemente na Campanha Salarial da categoria, garantindo com a Convenção Coletiva de Trabalho direitos e benefícios que não estão previstos na própria CLT.
Também mantém convênios com empresas e serviços para garantir descontos e benefícios para a categoria e dependentes.