Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Rio Grande do Sul tem melhor saldo de empregos em setembro de 2012 em relação ao período em 2011
por Jousi Quevedo |
A desaceleração do saldo de empregos foi observada em todo o país, e apenas cinco estados apresentaram, em setembro de 2012, saldo superior ao observado em setembro de 2011: Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.
Exceto estes estados, todas as regiões do Brasil registraram recuo do saldo na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A região Sul foi a que teve a menor retração no saldo de setembro, de -17,4% nesta comparação.
O saldo verificado para os 12 meses encerrados em setembro de 2012 é menor do que o verificado para os 12 meses encerrados em setembro de 2011. Nesse período, apenas os estados de Roraima (74,2%), Amapá (29,8%) e Tocantins (421,4%) registraram crescimento do saldo. Segundo região, a maior variação negativa ocorreu no Nordeste, com recuo de 56,2%, ao passo que a menor queda foi registrada no Sul (28,8%).
Leia a Síntese de indicadores do Caged realizada pelo Dieese clicando aqui
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.