Taxa de desemprego foi de 10,5% em 2011, aponta Dieese

A taxa média de desemprego no Brasil recuou de 11,9% em 2010 para 10,5% no ano passado, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Dieese-Sead). No período foram criados 407 mil postos de trabalho reduzindo a contingência de desempregados para 2,32 milhões de pessoas.

O baixo crescimento da população economicamente ativa (PEA), de 0,5% em 2011, também contribuiu para a diminuição da taxa de desemprego. Das sete regiões metropolitanas pesquisadas pelo Dieese-Sead, a que apresentou maior taxa de desemprego no ano passado foi Salvador (15,3%) e a menor foi Belo Horizonte (7%).

Em São Paulo, a taxa de desemprego foi de 10,5%. O setor que mais contratou em 2011 foi o de serviços, com a geração de 272 mil vagas. A indústria criou 33 mil postos de trabalho e o comércio, 73 mil. Na construção civil houve a contratação de 65 mil trabalhadores. No conjunto dos demais setores foram fechados 36 mil postos de trabalho.

Renda

O rendimento médio dos ocupados cresceu 0,2% entre dezembro de 2010 e novembro de 2011, chegando a R$ 1.412. Já os assalariados tiveram redução da renda média de 0,2%, para R$ 1.467. O levantamento do Dieese-Sead é realizado nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e no Distrito Federal.

Fonte: O Valor