
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Rio Grande do Sul foi o segundo estado, entre os estados brasileiros, que mais gerouempregosno mês de janeiro de 2013. Historicamente no mês de janeiro apresenta resultados positivos. Em 2013 apresentou um saldo de 18.789 vagas, segundo melhor resultado desde 2006, ficando atrás apenas do ano de 2008, quando registrou 19.029 vagas positivas de emprego.
Entre os municípios gaúchos, treze foram responsáveis por 70% do saldo positivo. Os que se destacaram na geração de emprego registra-se: Vacaria (5.196) com destaque para a atividade econômica de Cultivo de Frutas de Lavoura Permanente (que gerou 4.911 novas vagas), seguido por Caxias do Sul (1.495) sendo que 280 vagas foram vagas geradas em Cultivo de Frutas de Lavoura Permanente e 289 novas vagas na Fabricação de Cabines, Carrocerias, Reboques e Peças para veículos automotores.
O terceiro município com maior saldo positivo foi Rio Grande (1.274) com destaque para Construção de Embarcações com a criação de 449 vagas e 377 vagas na Construção civil. Na quarta colocação, esteve Novo Hamburgo (787) com destaque para Fabricação de Calçados e Partes para Calçados com a geração de 251 vagas.
Fonte: DIEESE

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.