Desemprego é o menor para agosto em 20 anos em Porto Alegre e região

O total de desempregados em agosto foi estimado em 145 mil pessoas, 2 mil a menos do que no mês anterior. O total de ocupados na Grande Porto Alegre chegou a 1,954 milhão, 3 mil a menos do que em julho.

A taxa de desemprego na Região Metropolitana da Capital registrou o menor nível para os meses de agosto nos últimos 20 anos, desde quando começou a série histórica da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). A taxa ficou em 6,9%, pouco abaixo da de julho, de 7%. É o quarto mês seguido de queda.

Em relação ao rendimento médio real, ficou praticamente estável a julho. No caso dos ocupados, houve pequena variação negativa, de 0,3%, e, para os assalariados, positiva, de 0,2%. A pesquisa apontou ainda os setores que mais demitiram: indústria de transformação, com diminuição de 12 mil ocupados, e construção, com menos 9 mil. Os que mais contrataram foram os de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, com aumento de 13 mil ocupados, e serviços, com mais 7 mil.

A PED é feita pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Os resultados

Taxa de desemprego na Grande Porto Alegre neste ano recua desde abril:

Janeiro 6,5%

Fevereiro 7%