Nove em dez desejam sair do emprego
Jousi Quevedo

Pesquisa feita com 572 profissionais apontou que 94% gostariam de trocar de trabalho neste 2012.

Os recentes números de crescimento da economia do país têm animado os trabalhadores a procurar um novo emprego. Um levantamento feito pela Trabalhando.com Brasil apontou que 94% dos 570 profissionais pesquisados pretendem trocar de trabalho em 2012. O principal motivo é o aprimoramento profissional e, claro, melhores salários. Para dar uma ajuda nesta empreitada fomos atrás de profissionais que possam dar dicas de como planejar esta mudança.

Segundo o diretor presidente da Trabalhando.com, Renato Grinberg, cerca de 80% dos casos de troca de emprego ocorrem por conta de relacionamentos. É o chamado networking. “O brasileiro acha que fazer contatos é ruim. Tem preconceito. As indicações representam 80% das contratações”, diz. Para Grinberg, mesmo os tímidos e fechados conseguem fazer networking. “É preciso encontrar pontos de ancoragem. Assuntos que são de interesse comum com outras pessoas. Pode ser conversas sobre futebol ou jogar tênis”.

Segundo a pesquisa, 57% dos entrevistados pretendem trocar de trabalho pois não enxergam possibilidade de crescimento onde estão. Já para 37%, o mercado está aquecido e isso pode representar oportunidades com maior remuneração.

Reforço /A gerente de comunicação da Catho Online, Carolina Stilhamo, conta que focar na qualificação profissional também ajuda a conseguir o novo emprego. Muitas vagas disponíveis atualmente acabam não sendo ocupadas por falta de qualificação. “É hora de estudar, se preparar para trocar de emprego. O profissional deve ter em mente onde quer chegar e saber o que precisa fazer para alcançar este objetivo. Por conta do mercado aquecido já existem estrangeiros vindo para o país para ocupar vagas que têm falta de trabalhadores qualificados”, conta. Uma pesquisa da Catho mostrou que a média de tempo de um profissional em um emprego tem caído. Atualmente está em 2,9 anos, contra 3,6 em 2007.

Relacionamento

Quase 80% das pessoas que trocam de emprego foram indicadas por amigos. Fica mais fácil formar redes de amizade quando há pontos de interesse em comum. Ex: Assistir jogos de futebol ou jogar tênis.

Estudar

O candidato a uma nova vaga de emprego deve saber avaliar os seus pontos fracos e trabalha-los. Muitas vezes isso inclui voltar para o banco da escola. Não se intimide.

Qualidades

Um dos quesitos que mais contam em uma entrevista de emprego é estar seguro de suas qualidades. Dependendo da situação, uma lapidada em uma habilidade já torna o candidato em condições para a vaga.

Currículo

É preciso manter atualizado o velho e bom curriculum vitae. A forma de apresentá-lo conta tanto quanto o seu conteúdo. Seja objetivo em seu interesse e suas habilidades.

Fonte: Diário de SP

Voltar pro topo