
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Os recentes números de crescimento da economia do país têm animado os trabalhadores a procurar um novo emprego. Um levantamento feito pela Trabalhando.com Brasil apontou que 94% dos 570 profissionais pesquisados pretendem trocar de trabalho em 2012. O principal motivo é o aprimoramento profissional e, claro, melhores salários. Para dar uma ajuda nesta empreitada fomos atrás de profissionais que possam dar dicas de como planejar esta mudança.
Segundo o diretor presidente da Trabalhando.com, Renato Grinberg, cerca de 80% dos casos de troca de emprego ocorrem por conta de relacionamentos. É o chamado networking. "O brasileiro acha que fazer contatos é ruim. Tem preconceito. As indicações representam 80% das contratações", diz. Para Grinberg, mesmo os tímidos e fechados conseguem fazer networking. "É preciso encontrar pontos de ancoragem. Assuntos que são de interesse comum com outras pessoas. Pode ser conversas sobre futebol ou jogar tênis".
Segundo a pesquisa, 57% dos entrevistados pretendem trocar de trabalho pois não enxergam possibilidade de crescimento onde estão. Já para 37%, o mercado está aquecido e isso pode representar oportunidades com maior remuneração.
Reforço /A gerente de comunicação da Catho Online, Carolina Stilhamo, conta que focar na qualificação profissional também ajuda a conseguir o novo emprego. Muitas vagas disponíveis atualmente acabam não sendo ocupadas por falta de qualificação. "É hora de estudar, se preparar para trocar de emprego. O profissional deve ter em mente onde quer chegar e saber o que precisa fazer para alcançar este objetivo. Por conta do mercado aquecido já existem estrangeiros vindo para o país para ocupar vagas que têm falta de trabalhadores qualificados", conta. Uma pesquisa da Catho mostrou que a média de tempo de um profissional em um emprego tem caído. Atualmente está em 2,9 anos, contra 3,6 em 2007.
Relacionamento
Quase 80% das pessoas que trocam de emprego foram indicadas por amigos. Fica mais fácil formar redes de amizade quando há pontos de interesse em comum. Ex: Assistir jogos de futebol ou jogar tênis.
Estudar
O candidato a uma nova vaga de emprego deve saber avaliar os seus pontos fracos e trabalha-los. Muitas vezes isso inclui voltar para o banco da escola. Não se intimide.
Qualidades
Um dos quesitos que mais contam em uma entrevista de emprego é estar seguro de suas qualidades. Dependendo da situação, uma lapidada em uma habilidade já torna o candidato em condições para a vaga.
Currículo
É preciso manter atualizado o velho e bom curriculum vitae. A forma de apresentá-lo conta tanto quanto o seu conteúdo. Seja objetivo em seu interesse e suas habilidades.
Fonte: Diário de SP

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).