Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Nove em dez desejam sair do emprego
por Jousi Quevedo | Pesquisa feita com 572 profissionais apontou que 94% gostariam de trocar de trabalho neste 2012.
Os recentes números de crescimento da economia do país têm animado os trabalhadores a procurar um novo emprego. Um levantamento feito pela Trabalhando.com Brasil apontou que 94% dos 570 profissionais pesquisados pretendem trocar de trabalho em 2012. O principal motivo é o aprimoramento profissional e, claro, melhores salários. Para dar uma ajuda nesta empreitada fomos atrás de profissionais que possam dar dicas de como planejar esta mudança.
Segundo o diretor presidente da Trabalhando.com, Renato Grinberg, cerca de 80% dos casos de troca de emprego ocorrem por conta de relacionamentos. É o chamado networking. "O brasileiro acha que fazer contatos é ruim. Tem preconceito. As indicações representam 80% das contratações", diz. Para Grinberg, mesmo os tímidos e fechados conseguem fazer networking. "É preciso encontrar pontos de ancoragem. Assuntos que são de interesse comum com outras pessoas. Pode ser conversas sobre futebol ou jogar tênis".
Segundo a pesquisa, 57% dos entrevistados pretendem trocar de trabalho pois não enxergam possibilidade de crescimento onde estão. Já para 37%, o mercado está aquecido e isso pode representar oportunidades com maior remuneração.
Reforço /A gerente de comunicação da Catho Online, Carolina Stilhamo, conta que focar na qualificação profissional também ajuda a conseguir o novo emprego. Muitas vagas disponíveis atualmente acabam não sendo ocupadas por falta de qualificação. "É hora de estudar, se preparar para trocar de emprego. O profissional deve ter em mente onde quer chegar e saber o que precisa fazer para alcançar este objetivo. Por conta do mercado aquecido já existem estrangeiros vindo para o país para ocupar vagas que têm falta de trabalhadores qualificados", conta. Uma pesquisa da Catho mostrou que a média de tempo de um profissional em um emprego tem caído. Atualmente está em 2,9 anos, contra 3,6 em 2007.
Relacionamento
Quase 80% das pessoas que trocam de emprego foram indicadas por amigos. Fica mais fácil formar redes de amizade quando há pontos de interesse em comum. Ex: Assistir jogos de futebol ou jogar tênis.
Estudar
O candidato a uma nova vaga de emprego deve saber avaliar os seus pontos fracos e trabalha-los. Muitas vezes isso inclui voltar para o banco da escola. Não se intimide.
Qualidades
Um dos quesitos que mais contam em uma entrevista de emprego é estar seguro de suas qualidades. Dependendo da situação, uma lapidada em uma habilidade já torna o candidato em condições para a vaga.
Currículo
É preciso manter atualizado o velho e bom curriculum vitae. A forma de apresentá-lo conta tanto quanto o seu conteúdo. Seja objetivo em seu interesse e suas habilidades.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.