
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) sinaliza "estabilidade no ritmo de contratações para os próximos meses". Após leve recuo em dezembro, em janeiro, o índice avançou 0,7%.
As empresas do setor de serviços apresentaram as principais contribuições, principalmente, no que diz respeito à situação atual dos negócios, item que apresentou alta de 1,8%, e com a contratação de mão de obra nos próximos meses (1,7%).
O cenário é de otimismo. O Ibre/FGV salienta que o IAEmp foi criado a partir de uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, tendo capacidade de antecipar os rumos do total de pessoas ocupadas no país.
O Ibre informou ainda que o indicador Coincidente de Desemprego (ICD) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou em janeiro a maior alta mensal desde janeiro de 2012. No mês passado, o indicador avançou 2,7%, enquanto, em igual mês do ano anterior, a alta havia sido de 3,1%. "Após o excelente desempenho da taxa de desemprego ao final de 2012, a alta sinaliza ligeiro incremento neste início de 2013", informou a FGV, em nota oficial.
A classe que mais contribuiu para o crescimento do ICD foi a dos consumidores que possuem renda familiar entre R$ 4.800,01 e R$ 9.600,00, cujo Indicador de Emprego (invertido) variou 4,4%, em janeiro, com ajuste sazonal, em relação ao mês anterior.
A FGV explica que o ICD é construído a partir dos dados desagregados da pergunta em que o consumidor avalia a situação presente do mercado de trabalho, segundo as quatro classes de renda familiar.
Fonte: Jornal do Comércio

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).