Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Número de pessoas empregadas no comércio cresce 7,2% no país

por |
Empresas com até 19 empregados tiveram participação significativa no resultado, com 56,4%, empregando 5,5 milhões de brasileiros.

O número de pessoal ocupado no comércio em 2011 registrou taxa de crescimento de 7,2%, na comparação com 2010. Naquele ano, o total de pessoas ocupadas no setor atingiu 9,8 milhões, que receberam R$ 130,2 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações. Os dados fazem parte da Pesquisa Anual do Comércio divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisa três segmentos de atividades no ano de 2011: o comércio por atacado, o comércio varejista e o comércio de veículos, peças e motocicletas.

Segundo a técnica de informação Clician Oliveira, da Diretoria de Pesquisas do IBGE, a alta de 7,2% é a maior verificada desde 2007.

– Isso é um resultado muito expressivo. De 2007 para cá é a maior taxa anual – completou.

As empresas com até 19 empregados tiveram participação significativa (56,4%) no resultado e, em 2011, empregaram 5,5 milhões de pessoas. As empresas desse porte foram responsáveis por 42,2% da massa salarial. Ainda na mesma comparação, a pesquisa aponta que no varejo a taxa de crescimento registrou variação de 12,3%. Em comparativo regional, a Região Norte teve a maior taxa de crescimento (20,5%) no setor, em 2011. Os melhores desempenhos no varejo foram dos segmentos de hipermercados e supermercados; combustíveis e lubrificantes; e lojas de departamento, eletrodomésticos e móveis.

O comércio no atacado cresceu 10,3%. O destaque foi para a região Centro-Oeste, onde a taxa atingiu 23,3%.

Em Mato Grosso do Sul o crescimento nominal ficou em 22,5%. No Mato Grosso foi ainda maior, 31,6%.

– Em todos os estados o atacado cresceu mais, mas os maiores crescimentos do atacado foram nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso – esclareceu.

Na avaliação do setor de veículos automotores, peças e motocicletas, o Sudeste foi o que apresentou melhor resultado (16,9%). Para Clician Oliveira, o tamanho do mercado consumidor e o fato de concentrar grandes cidades, podem explicar o crescimento na região. A produtividade média de uma pessoa ocupada na atividade do comércio em 2011 ficou em R$ 152.421.

– Cada pessoa ocupada gerou isso de valor adicionado [inclui as receitas bruta, líquida e financeira, que a empresa tem e os gastos, inclusive despesas operacionais – informou.

A receita real do comércio como um todo cresceu 10,8% em termos reais, em 2011. No período anterior (2009/2010) o desempenho foi melhor e registrou 12,7% de crescimento.

Fonte: Zero Hora

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias