Eventos culturais, dicas e novidades de lazer e entretenimento.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
TV digital permitirá buscar empregos e agendar consultas no SUS
por Jousi Quevedo | Embora nenhuma empresa privada vá ser, a princípio, obrigada a desenvolver apps para as TV digitais, a administração pública espera que o aumento do número de televisores com tecnologia para interatividade seja estímulo para que as companhia tomem a iniciativa por si mesmas.
Ao explicar o tipo de interatividade que a TV digital vai permitir no Brasil, exemplos comuns são acessar conta bancária ou obter informações extras sobre os programas que estão passando. Mas o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) está desenvolvendo para o governo uma série de aplicativos de cunho social, entre eles um que vai permitir a marcação de consultas no SUS e outro que vai listar vagas de emprego com possibilidade de consulta por cidade e área de atuação, segundo a Folha de S. Paulo. Os apps foram testados no estado de São Paulo e vão inicialmente funcionar com o canal estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - mas serão abertos e poderão ser usados por outras emissoras.
A intenção do CPqD e do governo seria ilustrar os parâmetros que canais públicos e comerciais podem usar para seus aplicativos interativos. Embora nenhuma empresa privada vá ser, a princípio, obrigada a desenvolver apps para as TV digitais, a administração pública espera que o aumento do número de televisores com tecnologia para interatividade seja estímulo para que as companhia tomem a iniciativa por si mesmas, segundo a Folha de S. Paulo. Até final de 2013, 75% das televisões fabricadas no País deverão ter o Ginga, middleware necessário à interatividade.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.