Novo Sine Municipal na Restinga será inaugurado nesta quarta

No local, haverá intermediação de mão de obra, encaminhamento de seguro-desemprego e inscrições em cursos de qualificação.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) inaugura novo local de atendimento do Sine -Sistema Nacional de Emprego municipal, na quarta-feira, 27, na Restinga. Com isso, haverá uma readequação do serviço anteriormente prestado no Parque Industrial da Restinga (PIR), passando as atividades para a sede mais centralizada, na Avenida Macedônia, 199, informa o secretário Pompeo de Mattos.

— O Novo Sine Restinga estará localizado na Terceira Unidade Vicinal do bairro, junto ao Centro Renascer da Esperança, com as mesmas atividades de intermediação de mão de obra, encaminhamento de seguro-desemprego e inscrições em cursos de qualificação, para prestar atendimento bem melhor aquela população — afirma o secretário.

Qualificação de mão de obra

Conforme o secretário municipal do Trabalho, há 1,5 mil vagas de empregos disponíveis no Sine municipal não ocupadas por falta de capacitação ou aptidão. Pompeo de Mattos acredita em uma ação forte para que as pessoas se conscientizem da necessidade de qualificação. Com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Secretaria Municipal do Trabalho criou o Observatório do Trabalho com todos os dados do emprego e oportunidades no município.

— Com isso, diagnosticamos as necessidades de qualificação — diz.

Há programas de treinamento do Ministério do Trabalho e Emprego, como o Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ), os planos territoriais de qualificação (Planteq) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) que prevêem 3.418 vagas em cursos e capacitações para Porto Alegre em 2012, alguns específicos para o receptivo da cidade no Mundial 2014 e pós período de jogos. Além desses, há, anda 700 vagas de treinamento para mulheres na construção civil, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).

Fonte: Zero Hora