
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) inaugura novo local de atendimento do Sine -Sistema Nacional de Emprego municipal, na quarta-feira, 27, na Restinga. Com isso, haverá uma readequação do serviço anteriormente prestado no Parque Industrial da Restinga (PIR), passando as atividades para a sede mais centralizada, na Avenida Macedônia, 199, informa o secretário Pompeo de Mattos.
— O Novo Sine Restinga estará localizado na Terceira Unidade Vicinal do bairro, junto ao Centro Renascer da Esperança, com as mesmas atividades de intermediação de mão de obra, encaminhamento de seguro-desemprego e inscrições em cursos de qualificação, para prestar atendimento bem melhor aquela população — afirma o secretário.
Qualificação de mão de obra
Conforme o secretário municipal do Trabalho, há 1,5 mil vagas de empregos disponíveis no Sine municipal não ocupadas por falta de capacitação ou aptidão. Pompeo de Mattos acredita em uma ação forte para que as pessoas se conscientizem da necessidade de qualificação. Com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Secretaria Municipal do Trabalho criou o Observatório do Trabalho com todos os dados do emprego e oportunidades no município.
— Com isso, diagnosticamos as necessidades de qualificação — diz.
Há programas de treinamento do Ministério do Trabalho e Emprego, como o Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ), os planos territoriais de qualificação (Planteq) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) que prevêem 3.418 vagas em cursos e capacitações para Porto Alegre em 2012, alguns específicos para o receptivo da cidade no Mundial 2014 e pós período de jogos. Além desses, há, anda 700 vagas de treinamento para mulheres na construção civil, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).
Fonte: Zero Hora

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).