Vendas no varejo vão crescer 8,5% em 2012
Fecomércio-RS projeta crescimento entre 8% e 8,5% nas vendas do varejo.
As famílias gaúchas endividadas totalizaram 55,5% da população do Estado.
É o que mostra o resultado de março da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS).
A entidade projeta um incremento nas vendas do varejo motivadas pela data, na comparação com 2012.
O ICF-RS registrou crescimento em relação a janeiro (4,5%).
Uma pesquisa da Fecomércio-RS divulgou, na manhã desta quinta-feira (21), que 69,2% das famílias do Estado possuem dívidas.
A elevação do Icec-RS no mês foi influenciada, principalmente, pela melhora na percepção dos empresários quanto à situação atual.
Fecomércio-RS projeta crescimento entre 8% e 8,5% nas vendas do varejo.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o ICF-RS se encontra em nível 8,7% superior.
O resultado de setembro confirma a tendência observada em 2012, de endividamento menor do que no ano passado.
Dados foram comentados pela Fecomércio RS.
Conforme o levantamento, que ouviu 600 famílias em Porto Alegre, a segurança em relação ao emprego atual apresentou uma expansão de 15% na comparação com o mesmo período de 2011.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (PEIC-RS) está sendo divulgada nesta terça-feira (3) pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS).
Os resultados fazem parte do ICF-RS (Intenção de Consumo das Famílias gaúchas), pesquisa feita pela CNC e divulgada nesta quinta-feira (21) pela Fecomércio-RS.
A alta também aparece na comparação com o mesmo mês do ano passado, ao subir 1,5%.
Para os próximos meses, a expectativa é de que a Confiança do Comércio permaneça próxima ao nível atual.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o volume real de vendas apresentou ampliação de 16,6%.
Segundo a Fecomércio-RS, os indicadores não apresentaram um movimento homogêneo de expansão ou retração.
Para a Fecomércio-RS, que divulga a pesquisa que é apurada pela CNC, tal comportamento é coerente com a conjuntura econômica atual, visto que este ano se iniciou com perspectivas menos positivas do que 2011.
No resultado geral do ICEC-RS do mês de fevereiro, houve um pequeno aumento de 0,9%, ao marcar 124,1 pontos frente aos 123,0 pontos de janeiro deste ano.
O percentual de endividamento no Estado teve um pequeno aumento na comparação com o mês de janeiro, ao passar de 68,5% em jan/12 para 72,2% em fev/12.
Em termos de segmentos, todos eles registraram decréscimo na comparação com igual período de 2011. A queda mais expressiva foi a do Atacado (-9,32%), seguido de Veículos (-6,95%), Material de Construção (-6,19%), Varejo Ampliado (-3,07%) e Varejo Restrito (1,71%).
O indicador de expectativas quanto ao futuro apresentou decréscimo de 9,1% em janeiro. Houve uma queda generalizada dessas expectativas.
Setorialmente, em relação a novembro de 2010, as vendas de Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação registraram a maior alta, de 52,17%.
Fatores como desaceleração da atividade doméstica, o aperto monetário e as medidas restritivas adotadas pelo Banco Central do governo ao crédito ainda estarão presentes neste início de 2012.