Notas oficiais do sindicato dos comerciários.

Navegação principal do site

Nota Técnica: Vendas do varejo crescem em março

por |
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o volume real de vendas apresentou ampliação de 16,6%.

As vendas do comércio varejista do Rio Grande do Sul, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, que abrange estabelecimentos com no mínimo 20 funcionários, registraram elevação de 1,3% em março frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o volume real de vendas apresentou ampliação de 16,6%. Para essas mesmas bases de comparação, o desempenho do varejo brasileiro foi de 0,2% e 12,5%, respectivamente.

No que diz respeito ao comportamento desagregado por atividades do comércio varejista, os destaques de crescimento em relação a fevereiro de 2011 foram hipermercados e supermercados e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com expansões de 22,8% e 20,1%, respectivamente. Para a mesma base de comparação, combustíveis e lubrificantes apresentaram queda de 3,1% das vendas e o grupo de livros, jornais, revistas e papelaria apresentou crescimento de 3,9%. Para as atividades do varejo ampliado, veículos, motos, partes e peças e materiais de construção apresentaram retração de 2,8% e crescimento de 7,9%, respectivamente.

Com o resultado de março, o varejo fechou o primeiro trimestre com crescimento real de 12,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior (para o Brasil, o crescimento foi de 10,3%), acelerando fortemente em relação aos 5,2% do último trimestre de 2011. Apesar de um comportamento errático na margem nos últimos três meses (que pode estar relacionado a problemas referentes à eliminação dos efeitos sazonais realizada pelo IBGE), a comparação trimestral não deixa dúvidas de que o comércio varejista vem apresentando uma recuperação de desempenho prematura em relação ao restante da economia.

Como ressaltado no mês passado, o bom desempenho do varejo está ligado ao comportamento do mercado de trabalho, que encontra-se em um momento histórico, registrando taxas de desocupação extremamente baixas. No mês de março, o volume de pessoas ocupadas na RMPA foi 1,7% maior do que no mesmo mês do ano passado, enquanto a massa de salários registrou expansão real de 3,4% na mesma base de comparação.

Fonte: Fecomércio

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias