
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

A Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) apresentou elevação de 6,7% em março em relação ao mês anterior, alcançando 127,4 pontos. O resultado demonstra avanço no campo otimista, mas permanece em patamar inferior ao do mesmo período do ano passado, quando marcou 135,5 pontos.
Para a Fecomércio-RS, que divulga a pesquisa que é apurada pela CNC, tal comportamento é coerente com a conjuntura econômica atual, visto que este ano se iniciou com perspectivas menos positivas do que 2011. Para ver a pesquisa completa, clique aqui e para acessar a análise econômica detalhada, clique aqui.
Na avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, a elevação mensal foi disseminada por seis componentes do ICF-RS. O único indicador a apresentar queda no mês foi a confiança em relação ao emprego atual (-8,4%).
No mês de março, chamou a atenção o resultado isolado conquistado pelo indicador de momento para o consumo de duráveis, que atingiu 166,9 pontos, um acréscimo de 17% na comparação com o mês anterior. "A combinação de taxas de juros mais acessíveis e preços mais baixos, como reflexo da apreciação cambial, têm possibilitado esse momento positivo para a compra de bens duráveis", comenta De Marchi.
A perspectiva de consumo mostrou elevação de 11,4% em relação a fevereiro e atingiu um patamar superior a março de 2011. Com isso, o indicador recuperou parte da perda dos últimos quatro meses. No entanto, a intensa variabilidade do índice faz com que sejam necessários esperar os próximos meses para se verificar se isso se confirma ou não como uma tendência de melhora da perspectiva de consumo.
Resultados de Março
Fonte: Fecomércio

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).