Nota Técnica Fecomércio-RS: Vendas do varejo apresentaram aceleração em novembro
Jousi Quevedo

Setorialmente, em relação a novembro de 2010, as vendas de Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação registraram a maior alta, de 52,17%.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE, a qual consulta empresas com 20 ou mais funcionários, as vendas do varejo gaúcho registraram expansão de 1,95% entre outubro e novembro, na série sazonalmente ajustada. Já na comparação com igual período de 2010, o acréscimo nas vendas foi de 6,57%, pouco inferior ao desempenho do Brasil, cuja taxa de crescimento para o período foi de 6,82%.

Setorialmente, em relação a novembro de 2010, as vendas de Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação registraram a maior alta, de 52,17%. O crescimento expressivo do setor reflete a fraca base de comparação desse grupo em novembro de 2010. Já outros setores que tiveram desempenho expressivo foram: Móveis e Eletrodomésticos (10,51%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (8,28%). Em sentido oposto, Veículo e Motos, Partes e Peças foi o único a registrar queda (-6,3%).

O crescimento registrado pelo varejo em novembro de 2011 pode ser considerado robusto por sua magnitude. Considerando os valores reais e livres de efeitos sazonais, como o tradicional aquecimento do consumo nos finais de ano, as vendas permaneciam praticamente estagnadas há quatro meses. Dessa forma, o crescimento de quase 2,0% em novembro nessa base de comparação representou aceleração em relação ao comportamento dos meses anteriores. Essa expansão está relacionada, em parte, ao desempenho do mercado de trabalho no mesmo mês, que também apresentou aquecimento, com a taxa de desocupação na RMPA aproximando-se do patamar recorde do final de 2010.

Assim, apesar da desaceleração recente, o forte crescimento registrado no primeiro semestre, somado ao bom desempenho dos meses de novembro e dezembro, deve garantir uma taxa de crescimento consolidada em 2011 próxima a 6,0%. A despeito da desaceleração em relação a 2010, quando o varejo gaúcho cresceu 10,70%, o crescimento de 2011 (que será conhecido apenas em meados de fevereiro) deve ser visto como bastante positivo, dada a conjuntura atual, de desaquecimento da economia e confirmando as projeções de “pouso suave” para a atividade econômica e o consumo. Para 2012, esperamos elevação mais moderada nos primeiros meses do ano e ritmo de expansão um pouco mais intenso a partir do segundo semestre, em linha com as perspectivas para a atividade econômica.

Fonte: Fecomércio

Voltar pro topo