Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Pesquisa de endividamento mostra aumento da capacidade de pagamento dos gaúchos, aponta Fecomércio

por |
O resultado de setembro confirma a tendência observada em 2012, de endividamento menor do que no ano passado.

O número de famílias gaúchas que possuem dívidas caiu no mês de setembro, ao registrar 66,5% dos gaúchos com algum débito em aberto. O valor é abaixo do obtido em setembro de 2011 (77,9%) e também inferior ao resultado de agosto deste ano (73,2%). O resultado de setembro confirma a tendência observada em 2012, de endividamento menor do que no ano passado.

Um dos destaques do mês da Peic-RS (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho), divulgada nesta terça-feira (2) pela Fecomércio-RS, trata do percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas atrasadas em 30 dias. O indicador apresentou forte redução em relação ao ano passado, passando de 14,9% em setembro de 2011 para apenas 3,2% em setembro de 2012. Também houve queda com relação ao mês anterior (6,4% em agosto).

Conforme o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, a manutenção do desemprego em valores historicamente baixos, associada ao menor endividamento e inadimplência, contribuiu para que a perspectiva de pagamento futuro das famílias melhorasse. "E a redução de juros auxilia nesse sentido, visto que reduz o peso de pagamento de algumas contas atrasadas", diz De Marchi.

A parcela de famílias que se declara muito endividada, apesar de ainda se encontrar em patamar elevado, caiu de 22,5% em agosto para 20,8% em setembro. O tempo médio de comprometimento com dívidas apresentou nova queda, passando de 7,0 meses em agosto para 6,6 meses em setembro.

Fonte: Fecomércio

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias