Pesquisa de endividamento mostra aumento da capacidade de pagamento dos gaúchos, aponta Fecomércio

O número de famílias gaúchas que possuem dívidas caiu no mês de setembro, ao registrar 66,5% dos gaúchos com algum débito em aberto. O valor é abaixo do obtido em setembro de 2011 (77,9%) e também inferior ao resultado de agosto deste ano (73,2%). O resultado de setembro confirma a tendência observada em 2012, de endividamento menor do que no ano passado.

Um dos destaques do mês da Peic-RS (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho), divulgada nesta terça-feira (2) pela Fecomércio-RS, trata do percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas atrasadas em 30 dias. O indicador apresentou forte redução em relação ao ano passado, passando de 14,9% em setembro de 2011 para apenas 3,2% em setembro de 2012. Também houve queda com relação ao mês anterior (6,4% em agosto).

Conforme o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, a manutenção do desemprego em valores historicamente baixos, associada ao menor endividamento e inadimplência, contribuiu para que a perspectiva de pagamento futuro das famílias melhorasse. “E a redução de juros auxilia nesse sentido, visto que reduz o peso de pagamento de algumas contas atrasadas”, diz De Marchi.

A parcela de famílias que se declara muito endividada, apesar de ainda se encontrar em patamar elevado, caiu de 22,5% em agosto para 20,8% em setembro. O tempo médio de comprometimento com dívidas apresentou nova queda, passando de 7,0 meses em agosto para 6,6 meses em setembro.

Fonte: Fecomércio