Resultados do PIB no Rio Grande do Sul; Comércio garante cenário estável
por Jousi Quevedo | Dados foram comentados pela Fecomércio RS.
A estabilidade no nível do emprego e a manutenção da renda da população gaúcha foram fatores determinantes para o desempenho do único setor que apresentou dados positivos na atividade econômica do Estado no segundo trimestre, conforme levantamento divulgado nesta segunda-feira (17) pela FEE. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a alta de 2,8% verificada no setor terciário é resultado desse cenário de estabilidade.
Isso impacta diretamente sobre o setor de serviços, através do aumento da demanda", salienta. O dirigente acredita que os números positivos do setor devem se manter até o final do ano. Em relação ao resultado negativo do PIB gaúcho, De Marchi destaca que no período a indústria foi penalizada por fatores externos, e a agricultura está agora colhendo os resultados da seca.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.