Resultados do PIB no Rio Grande do Sul; Comércio garante cenário estável
por Jousi Quevedo | Dados foram comentados pela Fecomércio RS.
A estabilidade no nível do emprego e a manutenção da renda da população gaúcha foram fatores determinantes para o desempenho do único setor que apresentou dados positivos na atividade econômica do Estado no segundo trimestre, conforme levantamento divulgado nesta segunda-feira (17) pela FEE. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a alta de 2,8% verificada no setor terciário é resultado desse cenário de estabilidade.
Isso impacta diretamente sobre o setor de serviços, através do aumento da demanda", salienta. O dirigente acredita que os números positivos do setor devem se manter até o final do ano. Em relação ao resultado negativo do PIB gaúcho, De Marchi destaca que no período a indústria foi penalizada por fatores externos, e a agricultura está agora colhendo os resultados da seca.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.