Nota Técnica: Empresários do Comércio apresentam queda na confiança em maio
por Jousi Quevedo | Para os próximos meses, a expectativa é de que a Confiança do Comércio permaneça próxima ao nível atual.
De acordo com a Sondagem do Comércio, divulgada pela FGV, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), teve queda de 0,9% em maio, frente à variação de -1,9%, verificada em abril. O resultado é reflexo tanto de uma piora no Índice da Situação Atual (ISA-COM), de 1,2%, quanto no Índice de Expectativas (IE-COM), de 0,7%. Na comparação interanual, a confiança do setor apresentou retração de 2,0%, ao passar para os 125,9 pontos. A queda, no entanto, é inferior à registrada no mês de abril, a qual foi de 5,0%. Para a mesma base de comparação, o ISA-COM subiu 1,5%, enquanto o IE-COM teve recuo de 4,1%.
No que se refere aos segmentos, em comparação com maio de 2011, somente Varejo restrito registou alta, de 1,3%. Os demais segmentos tiveram decréscimo, com destaque para: Veículos (-8,5%), Material para Construção (-7,9%) e Atacado (-3,4%). Cabe destacar que, apesar da queda na maioria dos segmentos, todos estão acima da linha dos 100 pontos, ou seja, todos os segmentos permanecem otimistas.
Veja também
Para os próximos meses, a expectativa é de que a Confiança do Comércio permaneça próxima ao nível atual. A perspectiva de um desempenho bastante positivo nas vendas do comércio em 2012 é um fator relevante para a manutenção da confiança em nível elevado e não deverá sofrer alterações significativas até o final do ano.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.