
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

A Intenção de Consumo das Famílias do RS, divulgada nesta quarta-feira (27) pela Fecomércio-RS, mostra que o otimismo dos gaúchos permanece em patamar alto. O ICF-RS registrou crescimento em relação a janeiro (4,5%). Com isso, o indicador alcançou 140,3 pontos, valor bastante elevado em relação à linha de indiferença de 100 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o ICF-RS está em nível 17,5% superior.
De acordo com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS o indicador apresenta, nos últimos meses, acomodação em um patamar otimista. "Em fevereiro, tivemos novamente elevação mais significativa, motivado, principalmente, pelo componente de emprego atual, que responde à conjuntura de baixa desocupação no mercado de trabalho", explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.
No que diz respeito aos componentes do ICF-RS, houve um comportamento bastante heterogêneo. Na comparação com o mês anterior, apresentaram queda os indicadores relativos à perspectiva profissional, renda atual e nível de consumo atual. Em oposição, apresentaram elevação os componentes referentes ao emprego atual, acesso ao crédito e momento para duráveis.
Nos indicadores relacionados ao mercado de trabalho, a segurança com relação ao emprego atual (168,4 pontos) apresentou elevação de 22,3% em relação à jan/13 (137,7). Em relação ao ano passado (fev/12), o indicador encontra-se em patamar 20,8% superior.
O indicador de perspectiva profissional (135,9 pontos) registrou queda de 2,1% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o indicador encontra-se em patamar 18,0% superior. A avaliação quanto à renda atual apresentou queda de 2,5%, atingindo 130,5 pontos em fev/13, frente a 133,9 em jan/13.
Fonte: Fecomércio-RS

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).