
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
A Intenção de Consumo das Famílias do RS, divulgada nesta quarta-feira (27) pela Fecomércio-RS, mostra que o otimismo dos gaúchos permanece em patamar alto. O ICF-RS registrou crescimento em relação a janeiro (4,5%). Com isso, o indicador alcançou 140,3 pontos, valor bastante elevado em relação à linha de indiferença de 100 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o ICF-RS está em nível 17,5% superior.
De acordo com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS o indicador apresenta, nos últimos meses, acomodação em um patamar otimista. "Em fevereiro, tivemos novamente elevação mais significativa, motivado, principalmente, pelo componente de emprego atual, que responde à conjuntura de baixa desocupação no mercado de trabalho", explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.
No que diz respeito aos componentes do ICF-RS, houve um comportamento bastante heterogêneo. Na comparação com o mês anterior, apresentaram queda os indicadores relativos à perspectiva profissional, renda atual e nível de consumo atual. Em oposição, apresentaram elevação os componentes referentes ao emprego atual, acesso ao crédito e momento para duráveis.
Nos indicadores relacionados ao mercado de trabalho, a segurança com relação ao emprego atual (168,4 pontos) apresentou elevação de 22,3% em relação à jan/13 (137,7). Em relação ao ano passado (fev/12), o indicador encontra-se em patamar 20,8% superior.
O indicador de perspectiva profissional (135,9 pontos) registrou queda de 2,1% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o indicador encontra-se em patamar 18,0% superior. A avaliação quanto à renda atual apresentou queda de 2,5%, atingindo 130,5 pontos em fev/13, frente a 133,9 em jan/13.
Fonte: Fecomércio-RS
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.