Fevereiro registra alta na intenção de consumo dos gaúchos, divulga Fecomércio-RS
Gabriella Oliveira

O ICF-RS registrou crescimento em relação a janeiro (4,5%).

A Intenção de Consumo das Famílias do RS, divulgada nesta quarta-feira (27) pela Fecomércio-RS, mostra que o otimismo dos gaúchos permanece em patamar alto. O ICF-RS registrou crescimento em relação a janeiro (4,5%). Com isso, o indicador alcançou 140,3 pontos, valor bastante elevado em relação à linha de indiferença de 100 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o ICF-RS está em nível 17,5% superior.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS o indicador apresenta, nos últimos meses, acomodação em um patamar otimista. “Em fevereiro, tivemos novamente elevação mais significativa, motivado, principalmente, pelo componente de emprego atual, que responde à conjuntura de baixa desocupação no mercado de trabalho”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.

No que diz respeito aos componentes do ICF-RS, houve um comportamento bastante heterogêneo. Na comparação com o mês anterior, apresentaram queda os indicadores relativos à perspectiva profissional, renda atual e nível de consumo atual. Em oposição, apresentaram elevação os componentes referentes ao emprego atual, acesso ao crédito e momento para duráveis.

Nos indicadores relacionados ao mercado de trabalho, a segurança com relação ao emprego atual (168,4 pontos) apresentou elevação de 22,3% em relação à jan/13 (137,7). Em relação ao ano passado (fev/12), o indicador encontra-se em patamar 20,8% superior.

O indicador de perspectiva profissional (135,9 pontos) registrou queda de 2,1% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o indicador encontra-se em patamar 18,0% superior. A avaliação quanto à renda atual apresentou queda de 2,5%, atingindo 130,5 pontos em fev/13, frente a 133,9 em jan/13.

Fonte: Fecomércio-RS

Voltar pro topo