Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Investimentos e situação atual elevam a confiança dos empresários, mostra Fecomércio-RS
por Jousi Quevedo | A alta também aparece na comparação com o mesmo mês do ano passado, ao subir 1,5%.
Os empresários do comércio do Rio Grande do Sul estão otimistas. Foi o que sinalizou o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio gaúcho (Icec-RS), que no mês de maio teve elevação de 2,7% ao marcar 131,0 pontos frente ao mês de abril (27,5). A alta também aparece na comparação com o mesmo mês do ano passado, ao subir 1,5%.
A melhora do Icec-RS em maio foi determinada pelos componentes referentes ao Índice de Condições Atuais (113,5 pontos) e ao Índice de Investimento (117,2 pontos), que subiram de 4,4% e 4,5% em relação ao mês anterior, respectivamente, e recuperaram parte da queda de abril. As expectativas para o futuro, pelo segundo mês consecutivo, permaneceram estáveis, com aumento de 0,2%.
Na avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, o governo vem implementando uma série de medidas de estímulo ao consumo que favorecem, principalmente, o segmento de bens duráveis. "Esses fatores, apesar do fraco crescimento da economia como um todo, contribuem para a melhora no indicador de confiança", comenta De Marchi.
Na análise por porte, a elevação do índice foi puxada pelas empresas com até 50 funcionários, para as quais o índice teve alta de 2,7% em maio, atingindo 130,6 pontos. Para as empresas com mais de 50 funcionários, a confiança permaneceu praticamente estável, com acréscimo de 0,5%, chegando a 147,5 pontos.
Na classificação por segmentos, todos apresentaram alta no mês. No entanto, as elevações mais expressivas ficaram novamente por conta dos segmentos de duráveis e semiduráveis, que cresceram 4,2% e 4,4%, respectivamente, corrigindo parte da queda do mês passado. O segmento de não duráveis apresentou elevação de 1,1%.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.