Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Investimentos e situação atual elevam a confiança dos empresários, mostra Fecomércio-RS
por Jousi Quevedo |
Os empresários do comércio do Rio Grande do Sul estão otimistas. Foi o que sinalizou o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio gaúcho (Icec-RS), que no mês de maio teve elevação de 2,7% ao marcar 131,0 pontos frente ao mês de abril (27,5). A alta também aparece na comparação com o mesmo mês do ano passado, ao subir 1,5%.
A melhora do Icec-RS em maio foi determinada pelos componentes referentes ao Índice de Condições Atuais (113,5 pontos) e ao Índice de Investimento (117,2 pontos), que subiram de 4,4% e 4,5% em relação ao mês anterior, respectivamente, e recuperaram parte da queda de abril. As expectativas para o futuro, pelo segundo mês consecutivo, permaneceram estáveis, com aumento de 0,2%.
Na avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, o governo vem implementando uma série de medidas de estímulo ao consumo que favorecem, principalmente, o segmento de bens duráveis. "Esses fatores, apesar do fraco crescimento da economia como um todo, contribuem para a melhora no indicador de confiança", comenta De Marchi.
Na análise por porte, a elevação do índice foi puxada pelas empresas com até 50 funcionários, para as quais o índice teve alta de 2,7% em maio, atingindo 130,6 pontos. Para as empresas com mais de 50 funcionários, a confiança permaneceu praticamente estável, com acréscimo de 0,5%, chegando a 147,5 pontos.
Na classificação por segmentos, todos apresentaram alta no mês. No entanto, as elevações mais expressivas ficaram novamente por conta dos segmentos de duráveis e semiduráveis, que cresceram 4,2% e 4,4%, respectivamente, corrigindo parte da queda do mês passado. O segmento de não duráveis apresentou elevação de 1,1%.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.