
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

De acordo com a Sondagem do Comércio, divulgada pela FGV, a confiança do setor registrou queda de 5,20% entre dezembro e janeiro. A retração na confiança é resultante de redução expressiva no Índice de Situação Atual (-19,52%), enquanto o Índice de Expectativas teve acréscimo de 6,82%. Em relação a igual período de 2011, o Índice de Confiança está 4,82% menor, reflexo das quedas de 3,11% no ISA e 5,82% no IE. Dessa forma, em janeiro a Confiança do Comércio atingiu o menor nível da série histórica (a qual teve início em abril de 2010).
Em termos de segmentos, todos eles registraram decréscimo na comparação com igual período de 2011. A queda mais expressiva foi a do Atacado (-9,32%), seguido de Veículos (-6,95%), Material de Construção (-6,19%), Varejo Ampliado (-3,07%) e Varejo Restrito (1,71%). É importante ressaltar que, embora todos os setores tenham registrado decréscimo em janeiro, nenhum deles ultrapassou a linha dos 100 pontos, ou seja, todos os setores permanecem otimistas.
A queda em janeiro, que levou o Índice de Confiança para o menor nível da série histórica, reflete, além de fatores sazonais, a desaceleração da atividade econômica. Embora possamos observar mais quedas nos próximos meses, na comparação interanual, estas deverão ser insuficientes para alterar a condição de otimismo por parte dos empresários. Atualmente o índice está em 120,4 pontos, razoavelmente acima da linha dos 100 pontos. Por fim, a perspectiva de um ritmo um pouco mais acelerado no crescimento econômico a partir do segundo semestre deverá impactar positivamente o Índice a partir desse período.
Fonte: Fecomércio

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).