Nota Técnica: Confiança do Comércio atinge menor nível da série histórica Nota Técnica: Confiança do Comércio atinge menor níve
por Jousi Quevedo | Em termos de segmentos, todos eles registraram decréscimo na comparação com igual período de 2011. A queda mais expressiva foi a do Atacado (-9,32%), seguido de Veículos (-6,95%), Material de Construção (-6,19%), Varejo Ampliado (-3,07%) e Varejo Restrito (1,71%).
De acordo com a Sondagem do Comércio, divulgada pela FGV, a confiança do setor registrou queda de 5,20% entre dezembro e janeiro. A retração na confiança é resultante de redução expressiva no Índice de Situação Atual (-19,52%), enquanto o Índice de Expectativas teve acréscimo de 6,82%. Em relação a igual período de 2011, o Índice de Confiança está 4,82% menor, reflexo das quedas de 3,11% no ISA e 5,82% no IE. Dessa forma, em janeiro a Confiança do Comércio atingiu o menor nível da série histórica (a qual teve início em abril de 2010).
Em termos de segmentos, todos eles registraram decréscimo na comparação com igual período de 2011. A queda mais expressiva foi a do Atacado (-9,32%), seguido de Veículos (-6,95%), Material de Construção (-6,19%), Varejo Ampliado (-3,07%) e Varejo Restrito (1,71%). É importante ressaltar que, embora todos os setores tenham registrado decréscimo em janeiro, nenhum deles ultrapassou a linha dos 100 pontos, ou seja, todos os setores permanecem otimistas.
A queda em janeiro, que levou o Índice de Confiança para o menor nível da série histórica, reflete, além de fatores sazonais, a desaceleração da atividade econômica. Embora possamos observar mais quedas nos próximos meses, na comparação interanual, estas deverão ser insuficientes para alterar a condição de otimismo por parte dos empresários. Atualmente o índice está em 120,4 pontos, razoavelmente acima da linha dos 100 pontos. Por fim, a perspectiva de um ritmo um pouco mais acelerado no crescimento econômico a partir do segundo semestre deverá impactar positivamente o Índice a partir desse período.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.