Nota Técnica: Confiança do Comércio atinge menor nível da série histórica Nota Técnica: Confiança do Comércio atinge menor níve
Jousi Quevedo

Em termos de segmentos, todos eles registraram decréscimo na comparação com igual período de 2011. A queda mais expressiva foi a do Atacado (-9,32%), seguido de Veículos (-6,95%), Material de Construção (-6,19%), Varejo Ampliado (-3,07%) e Varejo Restrito (1,71%).

De acordo com a Sondagem do Comércio, divulgada pela FGV, a confiança do setor registrou queda de 5,20% entre dezembro e janeiro. A retração na confiança é resultante de redução expressiva no Índice de Situação Atual (-19,52%), enquanto o Índice de Expectativas teve acréscimo de 6,82%. Em relação a igual período de 2011, o Índice de Confiança está 4,82% menor, reflexo das quedas de 3,11% no ISA e 5,82% no IE. Dessa forma, em janeiro a Confiança do Comércio atingiu o menor nível da série histórica (a qual teve início em abril de 2010).

Em termos de segmentos, todos eles registraram decréscimo na comparação com igual período de 2011. A queda mais expressiva foi a do Atacado (-9,32%), seguido de Veículos (-6,95%), Material de Construção (-6,19%), Varejo Ampliado (-3,07%) e Varejo Restrito (1,71%). É importante ressaltar que, embora todos os setores tenham registrado decréscimo em janeiro, nenhum deles ultrapassou a linha dos 100 pontos, ou seja, todos os setores permanecem otimistas.

A queda em janeiro, que levou o Índice de Confiança para o menor nível da série histórica, reflete, além de fatores sazonais, a desaceleração da atividade econômica. Embora possamos observar mais quedas nos próximos meses, na comparação interanual, estas deverão ser insuficientes para alterar a condição de otimismo por parte dos empresários. Atualmente o índice está em 120,4 pontos, razoavelmente acima da linha dos 100 pontos. Por fim, a perspectiva de um ritmo um pouco mais acelerado no crescimento econômico a partir do segundo semestre deverá impactar positivamente o Índice a partir desse período.

Fonte: Fecomércio

Voltar pro topo