No Estado, 72% das famílias possuem dívidas
Jousi Quevedo

O percentual de endividamento no Estado teve um pequeno aumento na comparação com o mês de janeiro, ao passar de 68,5% em jan/12 para 72,2% em fev/12.

O percentual de famílias gaúchas que possuem algum tipo de dívida ficou em 72,2% no mês de fevereiro, taxa abaixo dos 75,8% registrados no mesmo período do ano passado. O resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (PEIC-RS), divulgado nesta quinta-feira (1o/3) pela Fecomércio-RS, pode estar refletindo a desaceleração de consumo recente e o maior controle de oferta de crédito, mesmo com as taxas de juros mais baixas.

O percentual de endividamento no Estado teve um pequeno aumento na comparação com o mês de janeiro, ao passar de 68,5% em jan/12 para 72,2% em fev/12. Conforme o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, fevereiro ainda reflete o acúmulo de dívidas do período de final de ano e também é influenciado pelas despesas dessa época do ano, como as compras de material escolar e gastos de férias, além do ciclo de redução de juros em vigência desde meados de 2011. Mesmo com a elevação, o endividamento manteve um nível razoável, levemente acima de sua média histórica.

Entre os gaúchos, tempo médio de atraso das contas está em 66 dias. Esse prazo é superior em quatro dias entre aqueles que recebem dez salários mínimos ou mais (69 dias de atraso) na comparação com as famílias que recebem menos de dez salários mínimos (65 dias de atraso). Conforme a PEIC-RS, os principais tipos de dívida são cartão de crédito (74,9%), carnês (47,7%) e cheque especial (13,5%).

Para ter acesso a todos os dados da PEIC-RS de fevereiro clique aqui. A análise econômica detalhada dos resultados pode ser acessada [clicando aqui](/admin/plugins/admin/O percentual de famílias gaúchas que possuem algum tipo de dívida ficou em 72,2% no mês de fevereiro, taxa abaixo dos 75,8% registrados no mesmo período do ano passado. O resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (PEIC-RS), divulgado nesta quinta-feira (1o/3) pela Fecomércio-RS, pode estar refletindo a desaceleração de consumo recente e o maior controle de oferta de crédito, mesmo com as taxas de juros mais baixas. O percentual de endividamento no Estado teve um pequeno aumento na comparação com o mês de janeiro, ao passar de 68,5% em jan/12 para 72,2% em fev/12. Conforme o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, fevereiro ainda reflete o acúmulo de dívidas do período de final de ano e também é influenciado pelas despesas dessa época do ano, como as compras de material escolar e gastos de férias, além do ciclo de redução de juros em vigência desde meados de 2011. Mesmo com a elevação, o endividamento manteve um nível razoável, levemente acima de sua média histórica. Entre os gaúchos, tempo médio de atraso das contas está em 66 dias. Esse prazo é superior em quatro dias entre aqueles que recebem dez salários mínimos ou mais (69 dias de atraso) na comparação com as famílias que recebem menos de dez salários mínimos (65 dias de atraso). Conforme a PEIC-RS, os principais tipos de dívida são cartão de crédito (74,9%), carnês (47,7%) e cheque especial (13,5%). Para ter acesso a todos os dados da PEIC-RS de fevereiro clique aqui. A análise econômica detalhada dos resultados pode ser acessada clicando aqui. Fonte: Fecomércio).

Fonte: Fecomércio

Voltar pro topo