por Jousi Quevedo | O percentual de endividamento no Estado teve um pequeno aumento na comparação com o mês de janeiro, ao passar de 68,5% em jan/12 para 72,2% em fev/12.
O percentual de famílias gaúchas que possuem algum tipo de dívida ficou em 72,2% no mês de fevereiro, taxa abaixo dos 75,8% registrados no mesmo período do ano passado. O resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (PEIC-RS), divulgado nesta quinta-feira (1o/3) pela Fecomércio-RS, pode estar refletindo a desaceleração de consumo recente e o maior controle de oferta de crédito, mesmo com as taxas de juros mais baixas.
O percentual de endividamento no Estado teve um pequeno aumento na comparação com o mês de janeiro, ao passar de 68,5% em jan/12 para 72,2% em fev/12. Conforme o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, fevereiro ainda reflete o acúmulo de dívidas do período de final de ano e também é influenciado pelas despesas dessa época do ano, como as compras de material escolar e gastos de férias, além do ciclo de redução de juros em vigência desde meados de 2011. Mesmo com a elevação, o endividamento manteve um nível razoável, levemente acima de sua média histórica.
Entre os gaúchos, tempo médio de atraso das contas está em 66 dias. Esse prazo é superior em quatro dias entre aqueles que recebem dez salários mínimos ou mais (69 dias de atraso) na comparação com as famílias que recebem menos de dez salários mínimos (65 dias de atraso). Conforme a PEIC-RS, os principais tipos de dívida são cartão de crédito (74,9%), carnês (47,7%) e cheque especial (13,5%).
Para ter acesso a todos os dados da PEIC-RS de fevereiro clique aqui.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.