Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Empresas maiores estão mais otimistas, revela pesquisa da Fecomércio-RS
por Jousi Quevedo | No resultado geral do ICEC-RS do mês de fevereiro, houve um pequeno aumento de 0,9%, ao marcar 124,1 pontos frente aos 123,0 pontos de janeiro deste ano.
As maiores empresas do comércio gaúcho demonstram estar mais confiantes. É o que revela o resultado de fevereiro do Índice de Confiança do Empresário do Comércio gaúcho (ICEC-RS), que, para as empresas com número de funcionários superior a 50, teve uma elevação significativa (12,5%), chegando a 146,8 pontos. Nos negócios com até 50 empregados, a confiança permaneceu praticamente estável (elevação de 0,7%), marcando 123,7 pontos.
No resultado geral do ICEC-RS do mês de fevereiro, houve um pequeno aumento de 0,9%, ao marcar 124,1 pontos frente aos 123,0 pontos de janeiro deste ano. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, o comportamento do ICEC-RS em fevereiro refletiu o movimento distinto entre seus componentes. "A melhora no índice pode ser explicada, em parte, pelas perspectivas de redução dos juros e de uma maior atividade na economia brasileira e, consequentemente, no desempenho do comércio e das empresas do setor, que tendem a se efetivar no segundo semestre de 2012", disse De Marchi.
A percepção quanto à situação atual apresentou queda de 8,3%, chegando a 110,0 pontos, e a expectativa para o futuro passou por elevação de 9,9%, atingindo 156,4 pontos. O nível de investimentos, por sua vez, permaneceu praticamente estável (queda de 0,7%), em 106,0 pontos. Na classificação por segmentos, quem puxou o comportamento positivo do ICEC-RS foram os segmentos de duráveis e semiduráveis, com elevações de 5,2% e 1,7%, respectivamente. O segmento de não duráveis apresentou queda de 1,2%.
Conheça a análise econômica detalhada clicando aqui.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.