Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Empresas maiores estão mais otimistas, revela pesquisa da Fecomércio-RS
por Jousi Quevedo | No resultado geral do ICEC-RS do mês de fevereiro, houve um pequeno aumento de 0,9%, ao marcar 124,1 pontos frente aos 123,0 pontos de janeiro deste ano.
As maiores empresas do comércio gaúcho demonstram estar mais confiantes. É o que revela o resultado de fevereiro do Índice de Confiança do Empresário do Comércio gaúcho (ICEC-RS), que, para as empresas com número de funcionários superior a 50, teve uma elevação significativa (12,5%), chegando a 146,8 pontos. Nos negócios com até 50 empregados, a confiança permaneceu praticamente estável (elevação de 0,7%), marcando 123,7 pontos.
No resultado geral do ICEC-RS do mês de fevereiro, houve um pequeno aumento de 0,9%, ao marcar 124,1 pontos frente aos 123,0 pontos de janeiro deste ano. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, o comportamento do ICEC-RS em fevereiro refletiu o movimento distinto entre seus componentes. "A melhora no índice pode ser explicada, em parte, pelas perspectivas de redução dos juros e de uma maior atividade na economia brasileira e, consequentemente, no desempenho do comércio e das empresas do setor, que tendem a se efetivar no segundo semestre de 2012", disse De Marchi.
A percepção quanto à situação atual apresentou queda de 8,3%, chegando a 110,0 pontos, e a expectativa para o futuro passou por elevação de 9,9%, atingindo 156,4 pontos. O nível de investimentos, por sua vez, permaneceu praticamente estável (queda de 0,7%), em 106,0 pontos. Na classificação por segmentos, quem puxou o comportamento positivo do ICEC-RS foram os segmentos de duráveis e semiduráveis, com elevações de 5,2% e 1,7%, respectivamente. O segmento de não duráveis apresentou queda de 1,2%.
Conheça a análise econômica detalhada clicando aqui.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.