Empresas maiores estão mais otimistas, revela pesquisa da Fecomércio-RS

As maiores empresas do comércio gaúcho demonstram estar mais confiantes. É o que revela o resultado de fevereiro do Índice de Confiança do Empresário do Comércio gaúcho (ICEC-RS), que, para as empresas com número de funcionários superior a 50, teve uma elevação significativa (12,5%), chegando a 146,8 pontos. Nos negócios com até 50 empregados, a confiança permaneceu praticamente estável (elevação de 0,7%), marcando 123,7 pontos.

No resultado geral do ICEC-RS do mês de fevereiro, houve um pequeno aumento de 0,9%, ao marcar 124,1 pontos frente aos 123,0 pontos de janeiro deste ano. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, o comportamento do ICEC-RS em fevereiro refletiu o movimento distinto entre seus componentes. “A melhora no índice pode ser explicada, em parte, pelas perspectivas de redução dos juros e de uma maior atividade na economia brasileira e, consequentemente, no desempenho do comércio e das empresas do setor, que tendem a se efetivar no segundo semestre de 2012”, disse De Marchi.

A percepção quanto à situação atual apresentou queda de 8,3%, chegando a 110,0 pontos, e a expectativa para o futuro passou por elevação de 9,9%, atingindo 156,4 pontos. O nível de investimentos, por sua vez, permaneceu praticamente estável (queda de 0,7%), em 106,0 pontos. Na classificação por segmentos, quem puxou o comportamento positivo do ICEC-RS foram os segmentos de duráveis e semiduráveis, com elevações de 5,2% e 1,7%, respectivamente. O segmento de não duráveis apresentou queda de 1,2%.

Conheça a análise econômica detalhada clicando aqui.

Fonte: Fecomércio