Número de endividados registra queda no mês de março, divulga Fecomércio-RS
Gabriella Oliveira

As famílias gaúchas endividadas totalizaram 55,5% da população do Estado.

As famílias gaúchas endividadas totalizaram 55,5% da população do Estado. Os resultados de março da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho (Peic-RS) mostraram uma pequena elevação na comparação com o valor de 2012 (52,3%), e um valor bem abaixo do encontrado em fevereiro deste ano (69,2%). A Peic-RS é divulgada nesta terça-feira (02) pela Fecomércio-RS.

Para o cenário de 2013, o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, espera um crescimento mais forte da economia, somado a uma possível queda da inadimplência e taxas de juros ainda em nível baixo. Ele ainda avalia que deverá ser mantido o mercado de trabalho aquecido e, todos estes são fatores, poderão elevar o percentual médio de famílias endividadas na comparação com 2012.

A queda de março na comparação com fevereiro foi concentrada nas famílias com dívidas de curto prazo (o percentual de famílias com dívidas de até 3 meses apresentou queda de 21,0% em fev/13 para 13,1% em mar/13) e nas famílias que se declaram “pouco endividadas” (queda de 26,2% para 10,8%), mostrando certa contenção em tomar novas dívidas por parte de famílias desse perfil.

Com isso, o tempo médio de comprometimento com dívidas aumentou de 6,2 meses na divulgação de fev/13 para 6,8 meses em mar/13 e a parcela da renda comprometida com dívidas aumentou de 23,7% em fev/13 para 26,4% em mar/13.

Os principais tipos de dívida atualmente são: cartão de crédito (85,1%), carnês (21,7%) e financiamento de imóvel (6,0%). (Obs. Como as famílias podem ter mais de um tipo de dívida, a soma supera os 100%).

Confira a análise completa aqui.

Fonte: Fecomércio-RS

Voltar pro topo