Quase 70% dos gaúchos possuem dívidas

Uma pesquisa da Fecomércio-RS divulgou, na manhã desta quinta-feira (21), que 69,2% das famílias do Estado possuem dívidas. O número é menor do que o de fevereiro do ano anterior (72,2%).

Em média, o ano de 2012 teve um nível de endividamento mais baixo do que o do ano anterior, motivado pela maior incerteza ao longo do ano e em convergência com o menor crescimento da atividade econômica. Os resultados estão reunidos na Peic-RS (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho).

De acordo com o presidente da Federação, Zildo De Marchi, um crescimento mais forte da economia nesse ano e a manutenção de taxas de juros mais baixas estimulam o endividamento. O aumento do endividamento na comparação com o mês passado ocorreu para as duas faixas de renda analisadas. Nas famílias com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento foi de 67,1% em janeiro para 71,3% em fevereiro. Nas famílias com rendimento superior a 10 salários, o percentual de endividadas aumentou de 50,5% em janeiro para 60,5% em fevereiro.

O tempo médio de comprometimento com dívidas permaneceu estável em 6,2 meses. Os principais tipos de dívida atualmente são: cartão de crédito (81,1%), carnês (23,6%) e cheque especial (9,2%).

Fonte: Jornal do Comércio