Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Quase 70% dos gaúchos possuem dívidas
por Gabriella Oliveira | Uma pesquisa da Fecomércio-RS divulgou, na manhã desta quinta-feira (21), que 69,2% das famílias do Estado possuem dívidas.
Uma pesquisa da Fecomércio-RS divulgou, na manhã desta quinta-feira (21), que 69,2% das famílias do Estado possuem dívidas. O número é menor do que o de fevereiro do ano anterior (72,2%).
Em média, o ano de 2012 teve um nível de endividamento mais baixo do que o do ano anterior, motivado pela maior incerteza ao longo do ano e em convergência com o menor crescimento da atividade econômica. Os resultados estão reunidos na Peic-RS (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho).
De acordo com o presidente da Federação, Zildo De Marchi, um crescimento mais forte da economia nesse ano e a manutenção de taxas de juros mais baixas estimulam o endividamento. O aumento do endividamento na comparação com o mês passado ocorreu para as duas faixas de renda analisadas. Nas famílias com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento foi de 67,1% em janeiro para 71,3% em fevereiro. Nas famílias com rendimento superior a 10 salários, o percentual de endividadas aumentou de 50,5% em janeiro para 60,5% em fevereiro.
O tempo médio de comprometimento com dívidas permaneceu estável em 6,2 meses. Os principais tipos de dívida atualmente são: cartão de crédito (81,1%), carnês (23,6%) e cheque especial (9,2%).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.