Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Famílias gaúchas registram mais otimismo, diz Fecomércio-RS

por |
Os resultados fazem parte do ICF-RS (Intenção de Consumo das Famílias gaúchas), pesquisa feita pela CNC e divulgada nesta quinta-feira (21) pela Fecomércio-RS.

O consumo das famílias gaúchas pode crescer no mês de junho. É o que demonstra o otimismo da população, que teve aumento de 8,6% em junho quando comparado a maio, ao marcar 132,9 pontos. Em relação ao ano passado, o aumento foi ainda mais relevante, registrando expansão de 15,1%. Os resultados fazem parte do ICF-RS (Intenção de Consumo das Famílias gaúchas), pesquisa feita pela CNC e divulgada nesta quinta-feira (21) pela Fecomércio-RS.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, esse comportamento reflete a atual conjuntura econômica. "Neste mês, houve alta em todos os componentes do índice na análise frente a 2011. Ao que parece, os gaúchos estão dispostos ao consumo", comentou.

Conforme os números, o comportamento dos indicadores que compõem o ICF-RS foi mais homogêneo em junho do que em maio. No comparativo com o mês anterior, apenas o emprego atual e a percepção de momento para duráveis apresentaram queda, com redução respectivamente de 5,6% e 19,8%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, todos os indicadores apresentaram expansão, com destaque para o nível de consumo atual, com aumento de 42,8%.

Resultados de Junho:

Fonte: Fecomércio

Notícias

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador

Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:

Carregando as notícias