Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Fecomércio-RS prevê Páscoa com maior procura por produtos premium
por Gabriella Oliveira |
Em uma avaliação econômica da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) para a Páscoa 2013, a entidade projeta um incremento nas vendas do varejo motivadas pela data, na comparação com 2012. Apesar do ritmo de crescimento modesto da economia, a atual conjuntura do mercado de trabalho e seus reflexos sobre o consumidor se constituem como o principal fator determinante dessa expectativa.
Segundo a Fecomércio-RS, o contexto do mercado brasileiro permite a projeção de uma tendência de crescimento do consumo de produtos premium, de maior valor agregado, com destaque para os chocolates. "O Brasil se encontra em um processo de desenvolvimento em que a renda média apresenta expansão e melhoria de distribuição, elevando-se mais rapidamente entre os indivíduos mais pobres do que entre a população mais rica", comenta o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi. Para ele, essa situação é comumente ilustrada pela ascensão da classe média, que, a despeito do critério utilizado para sua definição, agregou dezenas de milhões de pessoas desde o início da década passada.
Como reflexo desse processo, ocorrem mudanças graduais nos hábitos de consumo da população, que passa a adquirir bens e serviços com valor agregado cada vez maior, atribuindo maior importância à sua qualidade. Dessa forma, é natural que se projete que as vendas motivadas pela Páscoa, em que predominam os chocolates, registrem aumento de participação de produtos caracterizados como premium.
Na região metropolitana de Porto Alegre, região onde o IBGE pesquisa o mercado de trabalho no Rio Grande do Sul, tem-se uma taxa de desocupação em seu mínimo histórico (3,5% em jan/13, último dado disponível), expansão do pessoal ocupado e dos rendimentos médios reais do trabalho, determinando um crescimento real de 2,5% da massa de salários nos últimos 12 meses. Tal conjuntura é refletida na confiança do consumidor, apurada pelo indicador de Intenção de Consumo das Famílias, divulgado pela Fecomércio-RS e atualmente situado em patamar (140,3 pontos), que evidencia otimismo.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.