Otimismo quanto ao futuro eleva a confiança dos empresários gaúchos

A pesquisa Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do RS (Icec-RS), que apresentou aumento de 4,4% em dezembro (124,5 pontos) em relação ao mês anterior (119,3 pontos), mostra que os empresários do comércio gaúcho demonstram confiança. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (3) pela Fecomércio-RS.

A elevação do Icec-RS no mês foi influenciada, principalmente, pela melhora na percepção dos empresários quanto à situação atual. O maior nível de confiança, contudo, continua sendo no que se refere às expectativas quanto ao futuro (153,1 pontos).

“As empresas vêm recuperando a confiança ao longo do segundo semestre do ano passado, num movimento coerente com alguns sinais de recuperação (ainda que lenta) da economia brasileira”, destaca Zildo De Marchi, presidente do Sistema Fecomércio-RS, em comunicado à imprensa. Conforme o dirigente, apesar dessa recuperação, o pico de otimismo, registrado no início de 2011, bem como o patamar do mesmo período do ano passado ainda não foram alcançados.

O indicador de condições atuais (Icaec) mostrou aumento de 14,3%, deixando o campo pessimista e atingindo 102,9 pontos em dezembro. Esse indicador, apesar da boa recuperação dos últimos meses, ainda se encontra muito próximo de uma posição de neutralidade. Já o indicador de expectativas quanto ao futuro (Ieec) teve queda de 1,5%, passando de 155,4 pontos em novembro para 153,1. O indicador referente aos investimentos do empresário do comércio (IIiec) mostrou elevação de 4,4%, ao passar de 112,5 pontos em novembro para 117,5 em dezembro de 2012.

Fonte: Jornal do Comércio