Central realizará curso na área da saúde e segurança do trabalho

Projeto será realizado em parceria com universidade Alcalá, da Espanha.

Na manhã desta quinta-feira (dia 04) dirigentes da Secretaria Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical se reuniram com o diretor de Relações Ibero-americano da Universidade Alcalá, Mario Martin Bris, na sede da Força Sindical.

O objetivo do encontro foi discutir e definir o plano de ensino dos cursos de formação para sindicalistas na área de saúde e segurança do trabalho.

A reunião contou com uma equipe da secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho composta pelo secretário Arnaldo Gonçalves; pelo assessor da secretaria, Rogério de Jesus; por Valdir Santos de Lima, secretário de Saúde da Força Sindical/RS; por João Scaboli, Responsável pelo Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR, Secretário de Saúde da Força Sindical São Paulo e por Luis Carlos de Oliveira, coordenador do DSST (Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador) do Sindicato do Sindicato dos Metalúrgicos SP.

Segundo Arnaldo Gonçalves, o curso será realizado à distância e a previsão é que a primeira turma inicie os estudos já no começo de fevereiro de 2013. “Nossa ideia inicial é abrir o curso para dois dirigentes sindicais, envolvidos na área de saúde e segurança do trabalho, de cada estado”, completou.

Valdir Lima, ressaltou ainda que será desenvolvido um mestrado para aqueles dirigentes sindicais que estão engajados na área e que tenham curso superior. “O principal objetivo dos cursos é dar continuidade nas políticas da central de lutar por trabalho decente no ambiente de trabalho”.

Arnaldo lembrou que é fundamental preparar os dirigentes sindicais sobre um tão importante para os trabalhadores. “Precisamos qualificar os nossos dirigentes para que cada vez possamos evitar as doenças e acidentes de trabalho”.

Mario Martin Bris, representante da Universidade Alcalá, afirmou que o acordo firmado no ultimo encontro, será um sucesso. “Nossa universidade é pública com mais de 500 anos e com grande colaboração com organizações sociais”.

Fonte: Força Sindical Nacional