por Ligiane Brondani | Atualmente vivemos uma sensação de insegurança e por isso precisamos buscar avanços.
A falta de segurança em áreas de grande concentração comercial da Capital é um tema que se faz necessário e urgente. Somente em um único dia do último final de semana, dois supermercados no Centro foram assaltados, criminosos entraram nos locais e renderam os caixas. De acordo com a Brigada Militar eles estavam armados, mas, por sorte, ninguém se feriu.
O pânico toma conta da população e principalmente dos trabalhadores que são os primeiros a serem atacados numa ação delituosa deste tipo. São necessárias medidas práticas capazes de coibir a ação dos criminosos, especialmente, nos sábados e em horário comercial. Atualmente vivemos uma sensação de insegurança, precisamos buscar avanços, não só fortalecendo a Brigada Militar para que tenha mais condições de atuar, mas também trabalhando em conjunto com toda a sociedade.
O senso de responsabilidade também deve partir dos empresários que, a duras penas, pagam por profissionais de segurança privada, pois o Estado e o município não cumprem sua função social de zelar pela ordem pública e garantir a cidadania. É inadmissível que o setor de comércio e serviços, o qual gera empregos e riqueza para o nosso município, não receba a devida atenção de nossos governantes. Setor que paga pela segurança pública, através de impostos excessivos e que não lhe dão o mínimo retorno.
Surge então a necessidade de ampliação do diálogo social, para que mais pessoas e entidades se integrem no esforço de manter a salvo as vidas dos trabalhadores, bem como o Estado, que tem que assumir a sua responsabilidade, diretamente, através de seus órgãos competentes.
Clàudio Janta
Secretário-Geral do Sindec/POA e vereador de Porto Alegre
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.