Dignidade e segurança no local de trabalho
Ligiane Brondani
IMG_0150

Atualmente vivemos uma sensação de insegurança e por isso precisamos buscar avanços.

A falta de segurança em áreas de grande concentração comercial da Capital é um tema que se faz necessário e urgente. Somente em um único dia do último final de semana, dois supermercados no Centro foram assaltados, criminosos entraram nos locais e renderam os caixas. De acordo com a Brigada Militar eles estavam armados, mas, por sorte, ninguém se feriu.

O pânico toma conta da população e principalmente dos trabalhadores que são os primeiros a serem atacados numa ação delituosa deste tipo. São necessárias medidas práticas capazes de coibir a ação dos criminosos, especialmente, nos sábados e em horário comercial. Atualmente vivemos uma sensação de insegurança, precisamos buscar avanços, não só fortalecendo a Brigada Militar para que tenha mais condições de atuar, mas também trabalhando em conjunto com toda a sociedade.

O senso de responsabilidade também deve partir dos empresários que, a duras penas, pagam por profissionais de segurança privada, pois o Estado e o município não cumprem sua função social de zelar pela ordem pública e garantir a cidadania. É inadmissível que o setor de comércio e serviços, o qual gera empregos e riqueza para o nosso município, não receba a devida atenção de nossos governantes. Setor que paga pela segurança pública, através de impostos excessivos e que não lhe dão o mínimo retorno.

Surge então a necessidade de ampliação do diálogo social, para que mais pessoas e entidades se integrem no esforço de manter a salvo as vidas dos trabalhadores, bem como o Estado, que tem que assumir a sua responsabilidade, diretamente, através de seus órgãos competentes.

Clàudio Janta

Secretário-Geral do Sindec/POA e vereador de Porto Alegre