Força do Pensamento - Segurança pública: Prevenção é o caminho e preparo e investimentos para o desenvolvimento são urgências
Jousi Quevedo

O Denarc tem competência estadual, com órgãos preventivos e repressivos.

O segundo painelista da tarde no ciclo de palestras Força do Pensamento sobre Segurança Pública foi João Carlos Luis Diogo, representante do Denarc. Ele falou do trabalho do departamento para recuperar, prevenir e repreender o uso de drogas. “Temos um trabalho de prevenção muito forte à drogadição em todo o estado do Rio Grande do Sul”, disse.O Denarc também carece de pessoal e de estruturas para atuar, informou o representante do Denarc, emendando coro aos demais palestrantes da área de Segurança. “Estamos com 5 mil policiais, enquanto deveríamos ter 11 mil no efetivo”, comparou.

Partir deste contexto de carência para enfocar o combate às drogas é uma realidade que o trabalho policial se adaptou a considerar. “A prevenção acaba sendo fundamental para evitar mais problemas sociais. A prevenção secundária da criminalidade é aquela atividade exercida pela polícia extensiva de preservação da ordem pública”, explicou.

Já a prevenção terciária é a punição. “Aí o complicador é o sistema prisional atual, que virou uma escola do crime. Por isso, a prevenção neste estágio não está acontecendo”, destacou, ao se unir ao discurso dos demais palestrantes de que falta estrutura a todo o sistema de segurança pública.

“Não havendo prevenção da criminalidade, o crime acontece. E em não acontecendo, vem a atuação das polícias judiciárias. Por outro lado, a legislação penal peca em não atingir o alvo”, explicou o representante do Denarc.

O Denarc tem competência estadual, com órgãos preventivos e repressivos. “São cinco delegacias especializadas, com ação controlada, vigilância, entre outras competências”, explicou Diogo. “Operações de apreensão de drogas são minuciosas e com muitos trâmites. Para o narcotráfico a legislação é boa e promove um trabalho eficaz da polícia”, destacou.

Nas escolas, o Denarc desenvolve o projeto Anjos da Lei, de proteção às crianças.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Cintia Rodrigues

Realização: Instituto Girassol

Voltar pro topo