Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
SPC do Sindec resolve mais um caso em prol da categoria
por Gabriella Oliveira | Condições do local de refeições era prejudicial à saúde dos trabalhadores.
Por meio do Serviço de Proteção ao Comerciário, o Sindec recebeu uma denúncia de que os trabalhadores da Farmácia Maxxi Econômica (R. Vigário José Inácio), não tinham água filtrada para beber, tendo que ingerir água da torneira.
Os setores de Fiscalização e Segurança e Medicina do Trabalho se dirigiram até a empresa constatando o fato. Também observaram que no local de refeições não havia uma divisória adequada separando os sanitários, causando constrangimento tanto para quem usava o banheiro, quanto para quem fazia suas refeições no momento.
Os fiscais também constataram que os bancos eram desproporcionais a mesa disponível para os comerciários fazerem suas refeições, forçando os trabalhadores a sentarem com uma postura ergonomicamente inadequada.
Após a mediação do Sindec, a empresa acatou as reivindicações e providenciou a instalação de um filtro de água potável. Também substituiu a antiga mesa e os bancos, por duas mesas com cadeiras e, por último, colocou um tapume dividindo a área dos sanitários do refeitório.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.