
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

Por meio do Serviço de Proteção ao Comerciário, o Sindec recebeu uma denúncia de que os trabalhadores da Farmácia Maxxi Econômica (R. Vigário José Inácio), não tinham água filtrada para beber, tendo que ingerir água da torneira.
Os setores de Fiscalização e Segurança e Medicina do Trabalho se dirigiram até a empresa constatando o fato. Também observaram que no local de refeições não havia uma divisória adequada separando os sanitários, causando constrangimento tanto para quem usava o banheiro, quanto para quem fazia suas refeições no momento.
Os fiscais também constataram que os bancos eram desproporcionais a mesa disponível para os comerciários fazerem suas refeições, forçando os trabalhadores a sentarem com uma postura ergonomicamente inadequada.
Após a mediação do Sindec, a empresa acatou as reivindicações e providenciou a instalação de um filtro de água potável. Também substituiu a antiga mesa e os bancos, por duas mesas com cadeiras e, por último, colocou um tapume dividindo a área dos sanitários do refeitório.
O Sindec está à disposição da categoria

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.