
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Na reunião realizada nesta quarta-feira, 28/09, no Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), entre o secretário de Segurança Pública Cezar Schirmer e mais de uma dezena de representantes de entidades empresariais que fazem parte do Fórum Permanente sobre Segurança Pública, ficou decidido uma estreita cooperação entre a sociedade civil organizada e o Estado para buscar soluções a curto prazo. O Diretor Jurídico Valdir Lima, representou o Sindec-POA na ocasião.
O presidente da ACPA Paulo Afonso Pereira entregou uma lista de sugestões para melhorar a segurança pública ao secretário Schirmer. Entre elas, utilização da Guarda Municipal armada para algumas áreas da cidade; Parceria Pública Privada para policiamento ostensivo nos bairros; bloqueios de celular nos presídios; construções de presídio em Parceria Pública Privada e recadastramento de taxistas em sete dias, através de convênio com uma instituição capaz.
Segundo Schirmer, se sociedade achar que a solução da segurança pública está só nas mãos do Secretário de Segurança já começamos a perder a guerra. "Não estou me omitindo, mas preciso da ajuda de todos no sentido de enfrentar o problema. "
Para o Secretário, mais do que recursos falta gestão no setor público. E citou vários exemplos de policiais que estão em funções burocráticas e não nas ruas. As câmeras de vídeo são monitoradas por 120 policiais, assim como o controle dos presos com tornozeleiras, 98 policiais. Revelou que está trocando por funcionários civis. Só na burocracia da Secretaria de Segurança estavam lotados 496 policiais e já retornaram às guarnições 63. E completou: "O presídio de Presídio de Canoas, ainda não está funcionando por problemas menores como falta de esgoto. Não é dinheiro, mas gestão."
Prestigiaram a reunião o Sindec-POA, Federasul, Fiergs, Sinduscon-RS, IEE, Setcergs, Sindha, Sulpetro, Cra-RS, FCDL-RS e AEHN.
Fonte: Associação Comercial de Porto Alegre
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.