Entidades empresariais se reúnem com Secretário de Segurança visando soluções de combate ao crime
por Gabriella Oliveira |
Na reunião realizada nesta quarta-feira, 28/09, no Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), entre o secretário de Segurança Pública Cezar Schirmer e mais de uma dezena de representantes de entidades empresariais que fazem parte do Fórum Permanente sobre Segurança Pública, ficou decidido uma estreita cooperação entre a sociedade civil organizada e o Estado para buscar soluções a curto prazo. O Diretor Jurídico Valdir Lima, representou o Sindec-POA na ocasião.
O presidente da ACPA Paulo Afonso Pereira entregou uma lista de sugestões para melhorar a segurança pública ao secretário Schirmer. Entre elas, utilização da Guarda Municipal armada para algumas áreas da cidade; Parceria Pública Privada para policiamento ostensivo nos bairros; bloqueios de celular nos presídios; construções de presídio em Parceria Pública Privada e recadastramento de taxistas em sete dias, através de convênio com uma instituição capaz.
Segundo Schirmer, se sociedade achar que a solução da segurança pública está só nas mãos do Secretário de Segurança já começamos a perder a guerra. "Não estou me omitindo, mas preciso da ajuda de todos no sentido de enfrentar o problema. "
Para o Secretário, mais do que recursos falta gestão no setor público. E citou vários exemplos de policiais que estão em funções burocráticas e não nas ruas. As câmeras de vídeo são monitoradas por 120 policiais, assim como o controle dos presos com tornozeleiras, 98 policiais. Revelou que está trocando por funcionários civis. Só na burocracia da Secretaria de Segurança estavam lotados 496 policiais e já retornaram às guarnições 63. E completou: "O presídio de Presídio de Canoas, ainda não está funcionando por problemas menores como falta de esgoto. Não é dinheiro, mas gestão."
Prestigiaram a reunião o Sindec-POA, Federasul, Fiergs, Sinduscon-RS, IEE, Setcergs, Sindha, Sulpetro, Cra-RS, FCDL-RS e AEHN.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.