Sindec discute a segurança no comércio em reunião no Sindilojas
Gabriella Oliveira

Entidades se reuniram nesta quinta-feira com representantes das áreas de segurança dos shoppings.

A falta de segurança no entorno de shoppings centers e em áreas de grande concentração comercial na capital gaúcha foi tema de uma reunião, nesta quinta-feira (02), na sede do Sindilojas Porto Alegre.

O encontro reuniu o presidente do Sindec-POA, Nilton Neco e os diretores Américo Cordeiro e Luis Carlos Barbosa, Presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, o Comandante do Policiamento da Capital, o Ten. Cel. Mario Ikeda e os representantes das áreas de segurança dos shoppings da cidade.

De acordo com o Presidente Neco, o encontro é o primeiro passo para promover uma sensação de segurança na categoria.

"Os comerciários, muitas vezes,  sentem-se sitiados nos próprios locais de trabalho, devido à insegurança. É importante e urgente que continuemos esse diálogo em busca de um caminho para avançar nesta questão. Com certeza este passo é fundamental e saber que o Comando da Brigada Militar está empenhado nesta causa nos motiva”.

Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, motivar a classe lojista a se unir de maneira representativa foi o principal objetivo da reunião. “Temos que pedir e cobrar ações. Estamos cientes de que o problema não é só no entorno das áreas comerciais e que não é só de policiamento. Estamos falando de toda uma estrutura deficitária de segurança pública, tanto em nível municipal como estadual”, afirma.

A partir dos dados fornecidos no encontro, o Comandante do Policiamento da Capital, Ten. Cel. Mario Ikeda, anunciou que irá tomar providências para coibir os assaltos e estreitar a relação com os lojistas e shoppings para, prontamente, atender os problemas enfrentados. “Hoje identificamos os horários mais críticos de ocorrências. Vamos dar atenção a estes períodos de maior dificuldade, mas, além disso, precisamos do apoio de todos e do registro das ocorrências. Só com isso vamos seguir mapeando os locais e horários mais críticos para reforçar nossa atuação”, disse.

A partir desta primeira reunião, as entidades pretendem agendar novos encontros envolvendo a Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Segurança pública e Governo do Estado.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Sindioljas Porto Alegre *

Voltar pro topo