Sindec-POA marca presença na marcha de abertura do Fórum Social Temático
Gabriella Oliveira

Juntamente com a Central, categoria se mobilizou com força e união para a marcha de abertura.

Centenas de pessoas participaram da marcha de abertura do Fórum Social Temático 2014, que ocorreu na quinta-feira (23/01) pelas ruas centrais de Porto Alegre. O evento, organizado por centrais sindicais, movimentos e organizações sociais brasileiras será encerrado no domingo, 27.

A caminhada partiu do Largo Glênio Peres por volta das 17h, seguindo pela Avenida Borges de Medeiros, Avenida Loureiro da Silva até a Usina do Gasômetro. De acordo com o presidente em exercício da Força Sindical, Miguel Torres, a participação da Central no evento é muito importante e se faz necessário diante no cenário político-social atual.

O ato, que teve presença predominante das centrais sindicais e maioria expressiva da Força Sindical-RS, levou para as ruas o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, o Presidente do Sindec-POA e secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, o assessor a nível nacional Ortélio Cuesta, diretores gaúchos, lideranças da Fetracos e convidados de países latino americanos.

“Nós estamos no caminho certo nos posicionando contra a falta de políticas que garantam os direitos dos trabalhadores e contra os juros que arrocham os salários. Precisamos deixar o nosso povo trabalhar, assim geramos emprego e renda e todo mundo cresce”,frisou o presidente estadual da Força Sindical.

No sentido de buscar um novo mundo possível, o dirigente nacional da Central, Miguel Torres, reafirmou a necessidade de união entre os trabalhadores e sindicalistas.

“Aumentou o número de participantes nesse evento muito importante para a sociedade civil organizada, então a Central ampliou a sua participação num momento importante no país nos estamos vendo a necessidade da participação popular cada vez mais nas ruas”,destacou Torres.

Durante a caminhada, nas bandeiras de lutas, também havia reivindicações mais específicas sobre questões dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.

A manifestação unitária das centrais sindicais e dos movimentos sociais é destacada pelo secretário-geral da Força nacional, Juruna.

“Estes segmentos querem se inserir e participar das mudanças que ocorrem no nosso país. Sabemos que a vida tem melhorado, mas muito pouco ainda. É preciso avançar para o futuro do Brasil na saúde, na educação, no investimento da qualificação profissional e na participação política dos trabalhadores. Por isso o Fórum tem essa representação unitária na busca de um mundo melhor”,afirmou.

As atividades do Fórum Social Temático são desenvolvidas na Usina do Gasômetro, Parque Harmonia, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Largo Zumbi dos Palmares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa, Memorial do Rio Grande do Sul e Casa de Cultura Mario Quintana.