Sindec participa das oficinas da Força Sindical-RS no Fórum Social
Gabriella Oliveira
Pessoas assistindo a uma palestra

Atividades ocorreram na quarta-feira (20)

A participação da Força Sindical-RS nas atividades do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre, foi marcada pela realização de duas oficinas nesta quarta-feira (20). Com as temáticas “O Movimento Sindical e a saúde do trabalhador no Brasil” e “O Mundo do Trabalho: ajuste fiscal, crise e desemprego”, a Central reuniu participantes de diferentes Estados e países para debaterem sobre os temas. O Sindec-POA participou do evento.

Saúde e Segurança

A oficina sobre Saúde aconteceu na manhã no Plenarinho da Assembleia Legislativa e foi organizada pela Secretaria de Saúde e Segurança da Força Sindical Nacional e da Central do Rio Grande do Sul, que tem com secretário o diretor do Sindec-POA, Valdir Lima

A primeira palestra foi ministrada pelo Pesquisador da ENSP Fiocruz, José Francisco Pedra Martins, sobre a Pesquisa Nacional sobre Saúde do Trabalhador. Na sequência o diretor do sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e 4º Secretário Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical, Gilberto Almazan, falou sobre seguro contra acidente de trabalho e seguridade social.

O debate finalizou com o painel sobre “seguridade social e a proteção do trabalhador: definição constitucional e aspectos gerais”, ministrado pela advogada e ex-técnica do INSS, Alda Regina de Lima.

O diretor de Saúde e Segurança da Força Sindical-RS, Valdir Lima, avaliou a oficina como muito positiva. “A saúde do trabalhador é um assunto muito importante e que precisa ser tratado como tal pelas entidades sindicais. Esperamos que cada dirigente compartilhe a experiência e o conhecimento adquirido aqui, para fortalecer suas entidades”, destacou.

Mundo do trabalho

À tarde o debate aconteceu na Câmara de Vereadores da Capital e contou com a organização do Presidente em exercício e Diretor do Sindec-POA, Marcelo Furtado. A oficina começou com a palestra do Economista Mário de Lima, que falou sobre ajuste fiscal e explanou, sob a ótica da economia, se um novo mundo é possível.

Na sequência o Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, liderou o debate sobre crise e desemprego e falou da perspectiva dos trabalhadores sob a visão do movimento sindical.

“A participação da Central no Fórum, reforça o nosso compromisso na luta por um mundo melhor para os trabalhadores. É muito satisfatório ver dirigentes da Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Peru, Nicarágua, Venezuela, Palestina, enfim, participarem dos debates conosco”, concluiu Marcelo Furtado.