Fórum Unificado dos Comerciários promove unidade para avançar nas conquistas da categoria
por Gabriella Oliveira | Presidente do Sindec-POA e Secretário do SENTRACOMSERV, Nilton Neco, participou do evento.
Na noite da última quarta-feira (20 de maio), quatro centrais sindicais se reuniram para refletir e, assim, propor medidas que melhorem a qualidade de vida e de trabalho da categoria comerciária. O 1º Encontro Nacional do Fórum Unificado dos Comerciários das Centrais Sindicais aconteceu em São Paulo e contou com a participação do Presidente do Sindec-POA e Secretário do Secretariado Nacional dos Comerciários da Força Sindical, Nilton Neco.
Na primeira mesa, Airton Santos e José Silvestre, ambos do Dieese, falaram sobre os temas "A importância do setor do comércio na economia" e a "Rotatividade no setor", respectivamente. Ele apresentaram estudos realizados que provam que a jornada de trabalho do comerciário é maior que a de outras categorias e que os salários não acompanham essa realidade. Ou seja, além de ganhar menos, o comerciário costuma trabalhar mais que os demais trabalhadores.
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Wagner Moura; o secretário-geral da Força Sindical (FS), João Carlos Gonçalves – Juruna; e o vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nivaldo Santana também defenderam a importância do evento para o fortalecimento dos comerciários.
O Fórum seguiu seus trabalhos na quinta-feira (21), tratando de temas como desigualdade e movimento sindical; saúde e segurança do comerciário; organização sindical em negociação coletiva.
Neco compôs a última mesa de trabalho, que teve como palestrante Stanley Gecek, diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) do Brasil, que falou sobre a jurisprudência normativa e apontou que no cenário mundial, o Brasil tem grande persuasão nas conquistas trabalhistas.
Sobre o Fórum
A Coordenação Nacional do Fórum Unificado dos Comerciários, representados pelas Centrais Sindicais: Força Sindical – FS,Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Central Única dos Trabalhadores – CUT, e a União Geral dos Trabalhadores – UGT manifestam, numa estratégia unitária, a importância e essência da luta reivindicatória de um conjunto de questões que tratam da ampliação dos direitos e mecanismos de proteção aos trabalhadores (as) no mercado de trabalho.
Considerando a unidade nacional e internacional do capital, em especial através de grandes redes do comércio, as expansões internas no país de redes de departamentos e supermercadistas, se torna essencial a consolidação da unidade da classe trabalhadora na luta, reivindicando e negociando, calcada na mobilização dos trabalhadores (as) e das entidades sindicais.
Neste contexto, o Fórum Unificado dos Comerciários foi criado para resgatar o valor social do trabalho comerciário e sua centralidade na promoção de condições de vida digna.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.