
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Numa caminhada que voltou a marcar a luta conjunta das centrais sindicais, a 7ª Marcha a Brasília, realizada nesta quarta-feira (6/3), contou com um número estimado em mais de 50 mil trabalhadores. A caminhada saiu do Estádio Nacional Mané Garrincha, percorrendo o Eixo Monumental, que configura a principal avenida da capital federal, até o Congresso Nacional.
Buscando restabelecer o diálogo com o governo federal, os dirigentes sindicais prepararam uma programação para a apresentação da pauta junto aos órgãos de representação dos três poderes. Composta por 12 itens, a reivindicação unitária é extensa, mas necessária, conforme o líder nacional da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.
A presidente Dilma há dois anos não recebe as centrais sindicais, e queremos discutir seriamente com o governo a questão da política econômica, que está levando o Brasil à recessão e ao desemprego, a questão do fim do fator previdenciário, da redução da jornada de trabalho sem redução de salário, corrigir a tabela do Imposto de Renda, acertar o aumento que deram para o seguro-desemprego", citou Paulinho.
O presidente da central também destacou que após a entrega das pauta a pressão irá continuar para que as reivindicações sejam atendidas.
Para o líder da Força Sindical no Rio Grande do Sul, Clàudio Janta, se atendidas, as medidas irão auxiliar no enfrentamento à crise e na geração de emprego e renda no país.
A maior expectativa é em torno do fator previdenciário, que já estava na pauta do Congresso, e a redução da jornada, que também já estava nesta pauta. E também questões estruturais e importantíssimas para os trabalhadores e para o futuro do Brasil, como os 10% do PIB para a educação e os 10% da receita do Brasil para a Saúde", avaliou.
Os dirigentes das centrais reuniram-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Também ocorreram encontros com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves e com a presidente Dilma Rousseff.
Os itens da pauta trabalhista
Texto: Andréia Sarmanho
Fotografia: Cintia Rodrigues
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.