Trabalhadores marcham em Brasília pelo encaminhamento da pauta trabalhista
Gabriella Oliveira

Grande comitiva de trabalhadores gaúchos integrou marcha histórica pela reabertura da discussão dos itens do documento.

Numa caminhada que voltou a marcar a luta conjunta das centrais sindicais, a 7ª Marcha a Brasília, realizada nesta quarta-feira (6/3), contou com um número estimado em mais de 50 mil trabalhadores. A caminhada saiu do Estádio Nacional Mané Garrincha, percorrendo o Eixo Monumental, que configura a principal avenida da capital federal, até o Congresso Nacional.

Buscando restabelecer o diálogo com o governo federal, os dirigentes sindicais prepararam uma programação para a apresentação da pauta junto aos órgãos de representação dos três poderes. Composta por 12 itens, a reivindicação unitária é extensa, mas necessária, conforme o líder nacional da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.

"A presidente Dilma há dois anos não recebe as centrais sindicais, e queremos discutir seriamente com o governo a questão da política econômica, que está levando o Brasil à recessão e ao desemprego, a questão do fim do fator previdenciário, da redução da jornada de trabalho sem redução de salário, corrigir a tabela do Imposto de Renda, acertar o aumento que deram para o seguro-desemprego",** citou Paulinho**.

O presidente da central também destacou que após a entrega das pauta a pressão irá continuar para que as reivindicações sejam atendidas.

Para o líder da Força Sindical no Rio Grande do Sul, Clàudio Janta, se atendidas, as medidas irão auxiliar no enfrentamento à crise e na geração de emprego e renda no país.

"A maior expectativa é em torno do fator previdenciário, que já estava na pauta do Congresso, e a redução da jornada, que também já estava nesta pauta. E também questões estruturais e importantíssimas para os trabalhadores e para o futuro do Brasil, como os 10% do PIB para a educação e os 10% da receita do Brasil para a Saúde",** avaliou.**

Os dirigentes das centrais reuniram-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Também ocorreram encontros com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves e com a presidente Dilma Rousseff.

Os itens da pauta trabalhista:

  • 40 horas semanais sem redução de salário;

  • Fim do fator previdenciário;

  • Igualdade de oportunidade entre homens e mulheres;

  • Política de valorização dos aposentados;

  • 10% do Produto Interno bruto (PIB) para a educação;

  • 10% do orçamento da União para a saúde;

  • Correção da tabela do Imposto de Renda;

  • Ratificação da Convenção OIT/158;

  •  Regulamentação da Convenção da OIT/151;

  • Ampliação do investimento público.

Texto: Andréia Sarmanho

Fotografia: Cintia Rodrigues

Voltar pro topo