Congressos da área sindical.

Navegação principal do site

Trabalhadores colorem a Borges de Medeiros na marcha de abertura do Fórum Social Temático

por |
O ato teve presença predominante das centrais sindicais e maioria expressiva da Força Sindical-RS.

A marcha de abertura do Fórum Social Mundial Temático Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável, ocorrido ontem (26/01) em Porto Alegre, mobilizou os integrantes de movimentos sociais, ativistas e membros de entidades da sociedade civil e coloriu a Borges de Medeiros até o Anfiteatro Pôr do Sol.

O ato, que teve presença predominante das centrais sindicais e maioria expressiva da Força Sindical-RS, levou para as ruas o secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, o assessor a nível nacional Ortélio Cuesta, o diretor de Relações Internacionais da Fecomerciários-SP, Ademir Ferreira, diretores gaúchos, lideranças da Fetracos e convidados de países latino americanos.

O diretor de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão comemorou a participação em massa dos sindicalistas e afirmou que a temática do evento está diretamente ligada aos trabalhadores.

A Força Sindical é uma das primeiras centrais a ter uma diretoria de meio ambiente. Temos sido muito atuantes no Estado discutindo desertificação, Bioma Pampa, água e uma série de outros temas. Esta discussão ambiental impacta muito diretamente ao trabalhador, que vivem em áreas de risco. Essas condições passam por um debate da questão ambiental e nós da central temos esse cuidado já há diversos anos", frisou o sindicalista, lembrando que essa preocupação conduziu a central a coordenação da Rio+20.

Representando todos os integrantes e filiados à Fecomerciários de SP, o diretor de Relações Internacionais, Ademir Ferreira, afirma que este é um momento de reivindicação e de levantar as principais bandeiras para os trabalhadores. "Vemos aqui muita perspectiva para mostrar que os trabalhadores estão descontentes com o governo, porque as promessas de melhorias para os trabalhadores até agora não foram compridas. Precisamos pedir e mostrar nessa marcha que nos somos a maior representatividade de povo" destacou Ferreira. O sindicalista também ressalta que no dia 06 de março haverá uma marcha para Brasília.

As atividades do fórum prosseguem neste domingo (27/01), com painéis e debates sobre diversos assuntos. O fórum vai até a próxima quinta-feira (31), com atividades gratuitas.

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias