Trabalhadores colorem a Borges de Medeiros na marcha de abertura do Fórum Social Temático
por Gabriella Oliveira | O ato teve presença predominante das centrais sindicais e maioria expressiva da Força Sindical-RS.
A marcha de abertura do Fórum Social Mundial Temático Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável, ocorrido ontem (26/01) em Porto Alegre, mobilizou os integrantes de movimentos sociais, ativistas e membros de entidades da sociedade civil e coloriu a Borges de Medeiros até o Anfiteatro Pôr do Sol.
O ato, que teve presença predominante das centrais sindicais e maioria expressiva da Força Sindical-RS, levou para as ruas o secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, o assessor a nível nacional Ortélio Cuesta, o diretor de Relações Internacionais da Fecomerciários-SP, Ademir Ferreira, diretores gaúchos, lideranças da Fetracos e convidados de países latino americanos.
O diretor de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão comemorou a participação em massa dos sindicalistas e afirmou que a temática do evento está diretamente ligada aos trabalhadores.
A Força Sindical é uma das primeiras centrais a ter uma diretoria de meio ambiente. Temos sido muito atuantes no Estado discutindo desertificação, Bioma Pampa, água e uma série de outros temas. Esta discussão ambiental impacta muito diretamente ao trabalhador, que vivem em áreas de risco. Essas condições passam por um debate da questão ambiental e nós da central temos esse cuidado já há diversos anos", frisou o sindicalista, lembrando que essa preocupação conduziu a central a coordenação da Rio+20.
Representando todos os integrantes e filiados à Fecomerciários de SP, o diretor de Relações Internacionais, Ademir Ferreira, afirma que este é um momento de reivindicação e de levantar as principais bandeiras para os trabalhadores. "Vemos aqui muita perspectiva para mostrar que os trabalhadores estão descontentes com o governo, porque as promessas de melhorias para os trabalhadores até agora não foram compridas. Precisamos pedir e mostrar nessa marcha que nos somos a maior representatividade de povo" destacou Ferreira. O sindicalista também ressalta que no dia 06 de março haverá uma marcha para Brasília.
As atividades do fórum prosseguem neste domingo (27/01), com painéis e debates sobre diversos assuntos. O fórum vai até a próxima quinta-feira (31), com atividades gratuitas.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.