Trabalhadores colorem a Borges de Medeiros na marcha de abertura do Fórum Social Temático
Gabriella Oliveira

O ato teve presença predominante das centrais sindicais e maioria expressiva da Força Sindical-RS.

A marcha de abertura do Fórum Social Mundial Temático Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável, ocorrido ontem (26/01) em Porto Alegre, mobilizou os integrantes de movimentos sociais, ativistas e membros de entidades da sociedade civil e coloriu a Borges de Medeiros até o Anfiteatro Pôr do Sol.

O ato, que teve presença predominante das centrais sindicais e maioria expressiva da Força Sindical-RS, levou para as ruas o secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, o assessor a nível nacional Ortélio Cuesta, o diretor de Relações Internacionais da Fecomerciários-SP, Ademir Ferreira, diretores gaúchos, lideranças da Fetracos e convidados de países latino americanos.

O diretor de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão comemorou a participação em massa dos sindicalistas e afirmou que a temática do evento está diretamente ligada aos trabalhadores.

“A Força Sindical é uma das primeiras centrais a ter uma diretoria de meio ambiente. Temos sido muito atuantes no Estado discutindo desertificação, Bioma Pampa, água e uma série de outros temas. Esta discussão ambiental impacta muito diretamente ao trabalhador, que vivem em áreas de risco. Essas condições passam por um debate da questão ambiental e nós da central temos esse cuidado já há diversos anos”, frisou o sindicalista, lembrando que essa preocupação conduziu a central a coordenação da Rio+20.

Representando todos os integrantes e filiados à Fecomerciários de SP, o diretor de Relações Internacionais, Ademir Ferreira, afirma que este é um momento de reivindicação e de levantar as principais bandeiras para os trabalhadores. “Vemos aqui muita perspectiva para mostrar que os trabalhadores estão descontentes com o governo, porque as promessas de melhorias para os trabalhadores até agora não foram compridas. Precisamos pedir e mostrar nessa marcha que nos somos a maior representatividade de povo” destacou Ferreira. O sindicalista também ressalta que no dia 06 de março haverá uma marcha para Brasília.

As atividades do fórum prosseguem neste domingo (27/01), com painéis e debates sobre diversos assuntos. O fórum vai até a próxima quinta-feira (31), com atividades gratuitas.