
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

Mais de 100 mil pessoas lotam Brasília na marcha contra a reforma trabalhista e a reforma da previdência. A manifestação está ocorrendo na Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (25).
O movimento organizado pelas Centrais iniciou de forma pacífica, com a concentração da Força Sindical próximo ao Estádio Mané Garrincha. Os dirigentes da Central no Estado integram o movimento em defesa dos trabalhadores.
Nossa mobilização é pelo fim de um governo corrompido e corrupto, que faz farra com os recursos públicos, tirando da saúde e da educação e que ainda tem a cara de pau de repassar a conta para os trabalhadores, querendo acabar também com a aposentadoria. Não vamos permitir. Fora Temer e fora deputados sem moral que não representam o povo", destacou o Presidente da Força Sindcial-RS, Clàudio Janta.
O Secretário Nacional de relações Internacionais da Central e Presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto alegre, Nilton Neco, falou em nome de sua categoria.
O Sindec trouxe sua diretoria e está trabalhando firme na defesa os direitos dos trabalhadores contra as reformas, contra o governo que está maltratando a classe trabalhadora, retirando direitos, enfim, nos fazendo voltar a era da escravidão. Não vamos permitir esse retrocesso", afirmou.
Presidente da Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS, Dionísio Mazuí, reforça o protagonismo da entidade na representação dos interesses dos trabalhadores.
O momento do Brasil é muito difícil. Os trabalhadores estão marchando cada vez mais unidos porque a necessidade é de organização. A nossa Federação tem exercido um protagonismo forte e responsável no sentido de fazer com que os trabalhadores estejam efetivamente conscientes da responsabilidade que têm e do exercício pleno da cidadania para sair as ruas e gritar de vez ‘Fora Temer’", disse Mazuí.

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.