Sindec participa de rearticulação da categoria no seminário do Sentracomserv
Jousi Quevedo

Comitiva gaúcha participou da definição do posicionamento e consolidação da unidade dos comerciários.

O 1º Seminário de Formação do Sentracomserv, realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, reafirmou a articulação dos trabalhadores do comércio. Com a conclusão do evento, os trabalhadores efetuaram o encaminhamento dos desafios debatidos para o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva.

"Além da formação, discutimos também as ações, os desafios e que bandeiras de luta devemos encampar junto à nacional", explicou o diretor do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa (foto). Dentre os temas, a regulamentação da profissão e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais foram recorrentes nas discussões da categoria.

Outro tema abordado durante o seminário foi a atual situação do Ministério do Trabalho. Manifestando-se contra a extinção e/ou fusão do órgão, os comerciários elaboraram uma moção de fortalecimento e reestruturação. Dentre as medidas propostas,  os comerciários destacaram a realização de concursos para o preechimento das vagas de auditoria existentes nos Estados.

O próximo seminário do Sentracomserv deve acontecer no início de 2012, em data e local a serem ainda definidos. A expectativa é de ampliação da participação nacional.

Participaram da comitiva gaúcha o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazuí; Luis Carlos Barbosa e João Vilmar, do Sindec-POA; Antenor Federizzi, do Sindec/Canoas; Ivone Simas, do SEC/Guaíba; Patrícia Garcia, do SEC/São Jerônimo; Lucas Oliveira, do Sindec/Quaraí; Eduardo Chamorro, do Sindec/Alvorada, e Elvio Gelin, do SEC/Pelotas.

Voltar pro topo