Central debate economia informal na 104ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT
por Gabriella Oliveira |
Durante os 15 dias de trabalho nas comissões e no plenário do palácio das Nações Unidas, foram aprovados temas de importância para os trabalhadores e a sociedade. Entre eles, o informe geral da Comissão de Normas da OIT (Organização Internacional do Trabalho), da transição da economia informal para a economia formal e medidas para as pequenas e médias empresas.
No dia 13/06 aconteceu a cerimônia de encerramento da 104º Conferência Internacional do Trabalho da OIT, em Genebra.
O diretor geral da OIT Guy Ryder, agradeceu a presença e o empenho de todos (as) os delegados(as) e participantes do evento, destacando a importância do tripartismo e diálogo social como mecanismos e estratégia na busca de solução aos graves problemas e desafios enfrentados atualmente no mundo.
Para o secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Souza, o Neco, os temas e assuntos debatidos e aprovados na conferência foram muito importantes porque apontam avanços para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores (as) no planeta.
A delegação da Força Sindical, participou de todas as comissões dando contribuição da Central e acompanhou a aprovação das matérias no plenário.
A delegação da Força Sindical esteve composta pelos seguintes dirigentes sindicais:: Nilton Souza, o Neco, secretário de Relações Internacionais da central; Ademir Lauriberto Ferreira, tesoureiro da Força Sindical; Eunice Cabral, vice-presidente da Força Sindical e José Pereira dos Santo, secretário de Formação Sindical da Força Sindical; Ruth Coelho Monteiro, secretária de Cidadania e Direitos Humanos; Nair Goulart, presidente da Força Sindical-BA; Maria Auxiliadora dos Santos, Secretária da Mulher da Força Sindical; Rodrigo Carvelo, presidente da Força Sindical-GO; Rherman de Souza Pires, Secretário-Geral da Força Sindical-GO e Sandro Lunard Nicoladeli, assessor juridico.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.