Clàudio Janta discute trabalho temporário em seminário da Asserttem
Quatro pessoas sentadas atrás de uma mesa sob um palco. Ao fundo, um telão onde passa uma apresentação. Ao lado direito do palco um púlpito e ao lado esquerdo bandeiras do RS, Brasil e da entidade.

O Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, integrou, nesta quarta-feira (18/11), o 1º Seminário sobre o Trabalho Temporário no Rio Grande do Sul. O evento, promovido pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) reuniu profissionais das áreas de Recursos Humanos, Administração, Direito, Empresários, Contadores e trabalhadores para discutir a realidade e as perspectivas da modalidade.

Integrando o painel "Contexto Prático do Trabalho Temporário", Janta participou como palestrante, discorrendo sobre questões como igualdade de condições de trabalho e de direitos ante os trabalhadores efetivos, sua experiência pessoal como empregado temporário e o ponto de vista do sindicalismo acerca das relações de trabalho.

"Há muita divergência no âmbito sindical em relação ao trabalho temporário, mas ante o cenário econômico vivido pelo país, onde precisamos criar 8 milhões de empregos para absorver os profissionais inativos, precisamos discutir o assunto. Vejo o trabalho temporário como uma grande oportunidade para que o jovem possa ingressar no mercado de trabalho e para que o profissional que busca a satisfação pessoal em sua atividade laboral possa atuar em outros segmentos", avaliou.

Foram discutidas no painel as possibilidades de contratação na modalidade de trabalho temporário, bem como prazos, direitos e obrigações dos prestadores e tomadores de serviço e as diferenças entre a contratação de mão de obra temporária e a terceirização de serviços. Esclarecimentos jurídicos foram prestados pelo Procurador Jurídico da Assertem, Filipe Mota, além da participação da representante da Ziemann Liess, empresa do segmento de máquinas e equipamentos, que utiliza trabalhadores temporários.