Diretores participam de seminário no Ministério Público do Trabalho
por Gabriella Oliveira | Evento discutiu Trabalho, Ação Coletiva e Democracia.
Na última sexta-feira (03) a Força Sindical-RS participou do "Seminário Trabalho, Ação Coletiva e Democracia", promovido pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com as Centrais Sindicais. Os diretores do Sindec-POA, Valdir Lima e Claudio Correa integraram o seminário.
O evento teve como objetivo debater o papel da ampliação de direitos através das organizações de representação coletiva dos trabalhadores como possibilidade de fortalecimento da democracia. Além de socializar experiências e sua fundamentação teórica que ressalte o Ministério Público como agente de ampliação dos direitos do trabalho no Brasil e no Rio Grande do Sul.
Na oportunidade o 2º Vice-presidente da Central, Edson Dorneles, representou a Força Sindical-RS na mesa de abertura. Os debates foram mediados pelo Procurador-chefe do MPT/RS, Fabiano Holz Beserra.
Estamos vivendo uma conjuntura muito complexa, por isso precisamos estender nossos debates e retomar o protagonismo político nesse país, buscando uma coesão em bandeiras de luta que são essências para a classe trabalhadora", disse Edson.
O Diretor Claudio Correia também se manifestou durante o evento.
O movimento sindical recebe uma contribuição dos trabalhadores que é estabelecida em dissídio coletivo. Isso possibilita realizarmos o nosso trabalho diário e, além disso, cumprir uma agenda que na verdade deveria ser cumprida pelo governo, possibilitando acesso à saúde, educação, enfim, e não recebemos nenhuma contribuição por parte do governo nesse sentido. É importante que essa visão seja estabelecida, para que os trabalhadores vejam o quão é importante a sua contribuição para a melhoria da atuação das suas entidades de representação. Nós não queremos atacar o ministério público do trabalho, mas também não queremos ser atacados de forma generalizada", concluiu.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.