Diretores participam de seminário no Ministério Público do Trabalho

Evento discutiu Trabalho, Ação Coletiva e Democracia.

Na última sexta-feira (03) a Força Sindical-RS participou do “Seminário Trabalho, Ação Coletiva e Democracia”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com as Centrais Sindicais. Os diretores do Sindec-POA, Valdir Lima e Claudio Correa integraram o seminário.

O evento teve como objetivo debater o papel da ampliação de direitos através das organizações de representação coletiva dos trabalhadores como possibilidade de fortalecimento da democracia. Além de socializar experiências e sua fundamentação teórica que ressalte o Ministério Público como agente de ampliação dos direitos do trabalho no Brasil e no Rio Grande do Sul.

Na oportunidade o 2º Vice-presidente da Central, Edson Dorneles, representou a Força Sindical-RS na mesa de abertura. Os debates foram mediados pelo Procurador-chefe do MPT/RS, Fabiano Holz Beserra.

“Estamos vivendo uma conjuntura muito complexa, por isso precisamos estender nossos debates e retomar o protagonismo político nesse país, buscando uma coesão em bandeiras de luta que são essências para a classe trabalhadora”, disse Edson.

O Diretor Claudio Correia também se manifestou durante o evento.

“O movimento sindical recebe uma contribuição dos trabalhadores que é estabelecida em dissídio coletivo. Isso possibilita realizarmos o nosso trabalho diário e, além disso, cumprir uma agenda que na verdade deveria ser cumprida pelo governo, possibilitando acesso à saúde, educação, enfim, e não recebemos nenhuma contribuição por parte do governo nesse sentido. É importante que essa visão seja estabelecida, para que os trabalhadores vejam o quão é importante a sua contribuição para a melhoria da atuação das suas entidades de representação. Nós não queremos atacar o ministério público do trabalho, mas também não queremos ser atacados de forma generalizada", concluiu.