
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Na quinta-feira, dia 5, a Câmara de Vereadores de Quaraí recebeu a 9ª Conferência Internacional Bioma Pampa, que discute até esta sexta sobre Segurança na Fronteira e a inserção do Bioma Pampa para o desenvolvimento da economia e dos municípios da Fronteira Oeste.
Agenda 2030:
Este tema reuniu sindicalistas, palestrantes, convidados, autoridades e o público que acompanha a palestra sobre Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU).
O secretário de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, desempenhou este primeiro painel e explicou que esta agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.
Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, podem implementar este plano. São 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que estipulam a ação para os próximos 15 anos.
O presidente em exercício da Central, Marcelo Furtado, compôs a mesa de debates e destaca:
Nós passamos a discutir energia eólica dentro do Bioma Pampa, e isto está avançando. Temos que fazer esse debate para buscar desenvolvimento dessa região também, através dos parques eólicos, porém incentivar indústrias aqui que fabriquem os itens dos aerogeradores para fomentar a economia local".
Janta destacou que cada vez mais as indústrias colocam no mercado a embalagem de plástico e causam um impacto direto no meio ambiente.
O retorno dessas embalagens são os nossos rios, arroios e terminam no oceano. Temos que exigir dos nossos representantes no Congresso criem uma lei para que essas empresas criem uma compensação ambiental, construindo galpões de reciclagem".
Segurança:
Os palestrantes do segundo painel que abordaram sobre Segurança na Fronteira do Bioma Pampa, foram: tenente da Brigada Militar, José Cleber; o brigadiano, especialista em Política e Gestão de Segurança Pública Estivalete Bilhalva; o presidente do Sindicato Rural de Quaraí, Felipe Garay; e o vereador em Porto Alegre e presidente licenciado da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.
De acordo com Janta, o tema sobre segurança na Fronteira é muito importante e polêmico.
O governo federal trata a segurança pública da mesma forma que tratou a saúde e a educação, jogando para os municípios e estados. Qual foi o último investimento da União, que detém 62% dos impostos dos municípios, realizou em segurança pública?", indagou o sindicalista e vereador.
O prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret, comentou a questão do estatuto do desarmamento. "Se estabeleceu a opinião da população, aprovado o estatuto do desarmamento, e explodiu a violência como consequência. Isso é o principal argumento que somos defensores lúcidos do instrumento do cidadão de bem andar armado, para fazer parte do combate à violência. que é atrelada à certeza de impunidade".
Estivalete também contribuiu para o debate, incentivando que seja entregue ao governo estadual a proposta de integrar as ações e dar melhor aparelhamento para a Brigada Militar, juntamente de mais acesso às tecnologias e uma internet ágil. A outra integração é com os próprios órgãos para evitar o retrabalho do efetivo.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).