Segurança e Agenda 2030 são temas abordados na 9ª Conferência Bioma Pampa
Gabriella Oliveira
Público sentado assistindo palestra no plenário da Câmara de Vereadores de Quaraí.

Dirigentes do Sindec participam da 9ª edição da Conferência

Na quinta-feira, dia 5, a Câmara de Vereadores de Quaraí recebeu a 9ª Conferência Internacional Bioma Pampa, que discute até esta sexta sobre Segurança na Fronteira e a inserção do Bioma Pampa para o desenvolvimento da economia e dos municípios da Fronteira Oeste.

Agenda 2030:

Este tema reuniu sindicalistas, palestrantes, convidados, autoridades e o público que acompanha a palestra sobre Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU).

O secretário de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, desempenhou este primeiro painel e explicou que esta agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.

Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, podem implementar este plano. São 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que estipulam a ação para os próximos 15 anos.

O presidente em exercício da Central, Marcelo Furtado, compôs a mesa de debates e destaca:

"Nós passamos a discutir energia eólica dentro do Bioma Pampa, e isto está avançando. Temos que fazer esse debate para buscar desenvolvimento dessa região também, através dos parques eólicos, porém incentivar indústrias aqui que fabriquem os itens dos aerogeradores para fomentar a economia local".

Janta destacou que cada vez mais as indústrias colocam no mercado a embalagem de plástico e causam um impacto direto no meio ambiente.

“O retorno dessas embalagens são os nossos rios, arroios e terminam no oceano. Temos que exigir dos nossos representantes no Congresso criem uma lei para que essas empresas criem uma compensação ambiental, construindo galpões de reciclagem”.

Segurança:

Os palestrantes do segundo painel que abordaram sobre Segurança na Fronteira do Bioma Pampa, foram: tenente da Brigada Militar, José Cleber; o brigadiano, especialista em Política e Gestão de Segurança Pública Estivalete Bilhalva; o presidente do Sindicato Rural de Quaraí, Felipe Garay; e o vereador em Porto Alegre e presidente licenciado da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.

De acordo com Janta, o tema sobre segurança na Fronteira é muito importante e polêmico.

“O governo federal trata a segurança pública da mesma forma que tratou a saúde e a educação, jogando para os municípios e estados. Qual foi o último investimento da União, que detém 62% dos impostos dos municípios, realizou em segurança pública?”, indagou o sindicalista e vereador.

O prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret, comentou a questão do estatuto do desarmamento. “Se estabeleceu a opinião da população, aprovado o estatuto do desarmamento, e explodiu a violência como consequência. Isso é o principal argumento que somos defensores lúcidos do instrumento do cidadão de bem andar armado, para fazer parte do combate à violência. que é atrelada à certeza de impunidade”.

Estivalete também contribuiu para o debate, incentivando que seja entregue ao governo estadual a proposta de integrar as ações e dar melhor aparelhamento para a Brigada Militar, juntamente de mais acesso às tecnologias e uma internet ágil. A outra integração é com os próprios órgãos para evitar o retrabalho do efetivo.

Voltar pro topo